sexta, 26 Abr , 2024
evidencia

EXERCÍCIOS E DOR: UMA BOA COMBINAÇÃO?

há 7 anos

Olá Pessoal!

Este mês tratarei de um assunto um tanto quanto polêmico: fazer exercícios, mas estar sentindo dor ao mesmo tempo. E aí, vocês podem me perguntar: mas Samuel, pode? Bem vamos à resposta!

Em primeiro lugar, vamos entender sobre que tipo de dor estou falando. Para ficar bem claro, vou dar um exemplo de um paciente com dor na coluna lombar (a parte baixa das costas), e que já foi a vários profissionais de saúde. Pois bem, este paciente já realizou diversos exames, tratamentos, medicações, e nada de melhorar significativamente.  Ele ouviu de vários profissionais que, embora não tenha nada grave, terá de aprender a conviver com a dor, não carregar pesos jamais, e principalmente, não fazer exercícios intensos, pois isso irá prejudicar sua coluna ainda mais.  Os médicos indicam a fisioterapia, mas na fisioterapia o paciente também não melhorou, pois ficava cerca de meia hora com o fisioterapeuta e apenas nos “aparelhinhos de choque”.   Com certeza já ouviram uma história parecida, não é mesmo?

Obviamente não vai melhorar mesmo. E por quê? As informações passadas a ele não estão adequadas, e o tratamento fisioterapêutico, pior ainda. Por incrível que pareça, este paciente precisa exatamente de exercícios!  Toda dor de caráter crônico, mas que não seja grave, (tumores, infecções, por exemplo) irão se beneficiar e muito com a prática de exercícios. Mas a pergunta novamente é: Samuel sinto dor! Como irei fazer? A resposta é simples: utilizamos o que na ciência chamamos de Exposição Gradativa (EG). Trata-se de um método muito utilizado atualmente por fisioterapeutas especialistas no controle da dor, e que se baseia em expor o paciente a exercícios com carga, mas de forma gradual, respeitando o quadro clínico específico do mesmo.  A segunda parte do tratamento visa reeducar este paciente, mostrando a ele que sua coluna é forte o bastante, e protegê-la exageradamente irá lhe prejudicar ainda mais!

Recentes e inúmeras pesquisas mostram os efeitos positivos do exercício para o tratamento da dor crônica, seja no joelho, ombro, quadril ou coluna. Mas importante: não é sair por aí correndo ou pegando pesos...primeiro, procure um fisioterapeuta especialista! Ele pode lhe ajudar a encontrar o exercício mais indicado para seu problema, além de como e quanto exatamente você poderá fazer. Sentir dor não necessariamente deve ser encarado como empecilho para exercitar-se! Mas para ter certeza procure ajuda profissional e tire suas dúvidas ok?

Grande abraço e até a próxima!


COLUNISTAS