sábado, 20 Abr , 2024
evidencia

SORRISO GENGIVAL

há 6 anos

O que é: 

O sorriso gengival alto é caracterizado por uma exposição exagerada da gengiva, trazendo desequilíbrio entre as proporções lábios, gengiva e dentes. É mais comum nas mulheres, com estimativa de atingir 10% da população feminina. 

Como identificar: 

Esse excesso da gengiva pode ser identificado quando, ao sorrir, expõe mais do que 3 a 4 milímetros da gengiva. 

Causas: 

A origem pode ser por diversos fatores, dentre os mais comuns estão: Hipertrofia gengival, distúrbios hormonais, lábios pequenos, excesso maxilar, hiperatividade dos músculos elevadores do lábio e coroa dos dentes curta. 

Tratamento: 

Importante identificar a causa e assim propor o tratamento mais adequado. Muitas vezes é necessário associar mais de um procedimento

 - O uso da toxina botulínica (Botox) está indicado nos casos em que o lábio superior se eleva demais ao sorrir. Tem duração aproximada de 6 meses.

 - O preenchimento labial com ácido hialurônico promove volumização do lábio superior.

 - Gengivectomia e gengivoplastia: cirurgia em que o excesso de gengiva é removido cirurgicamente. Realizado por cirurgiões dentistas.

 - Ortodontia e cirurgia ortognática: o uso de aparelho dental e cirurgia estão indicados para reposição e readequamento ósseo nos casos mais acentuados, em que o problema é de origem esquelética.


COLUNISTAS