tera, 16 Abr , 2024
evidencia

DIFICULDADE OU PREGUIÇA? PORQUE A CRIANÇA NÃO QUER ESTUDAR?

há 6 anos

Muitos pais me trazem estas questões no consultório. Não entendem porque o filho não quer estudar, taxando-os de preguiçosos ou justificando que “puxou” para alguém da família.

Mas será que essa explicação é a mais adequada? Então é de ordem genética ou é preguiçosa e pronto? Vamos deixar isso como está e aceitar?

Queridos pais, a questão não é bem assim.

Quando uma criança ou mesmo um adulto não gosta de estudar, evita atividades que precisam demandar mais esforços cognitivos é porque está apresentando uma dificuldade de alguma ordem, que está atrapalhando o seu aprendizado. Não é natural uma criança não gostar de aprender.

Muitas crianças que dizem não gostar de ler ou tem baixo desempenho nas notas, podendo apresentar déficits em vários aspectos. Existem vários fatores que podem dificultar o aprendizado, e o que é mais frequente no consultório, são crianças com grande defasagem na leitura e na escrita, com muita dificuldade de interpretação, na atenção concentrada e também em memória verbal. Estas dificuldades se não trabalhadas, dificultam o aprendizado como um todo, geram notas baixas, falta de motivação para o estudo e baixa autoestima.

Dentre as dificuldades que vemos com mais frequência são:

- déficits de atenção

- dificuldade para memorizar o conteúdo

- problemas com interpretação de textos ou com leitura

- muitas trocas de letras na leitura e na escrita

- agitação constante para estudar

- dificuldade no aprendizado de outras línguas

- problemas emocionais 

Uma avaliação detalhada nestes casos e uma ajuda específica podem reverter estes quadros na grande maioria, trazendo a motivação necessária para a criança. Fique atento para que seu filho não perca as diversas oportunidades de aprendizagem.


COLUNISTAS