terça, 23 Abr , 2024
evidencia

POSSO FAZER PILATES PARA MINHA DOR NAS COSTAS?

há 6 anos

Olá Pessoal! Neste mês vou fazer algo algumas vezes faço: decidi publicar uma pergunta que recebi há alguns dias e que achei bem interessante, pois pode ser a dúvida de muita gente.

O Sr. A.H.G., de 35 anos, fez a seguinte questão: Bom Dia Samuel! Trabalho a maior parte do meu tempo sentado e venho sentindo dores na lombar com frequência, principalmente no fim do dia. Há pouco tempo atrás li na internet que o Pilates poderia me ajudar nas minhas dores. Você acha que ele pode me ajudar?

Resposta: Olá A. H. G.! Obrigado pela pergunta! Essa é uma questão muito frequente. Vamos lá: Embora aparentemente a sua dor na lombar (região baixa da coluna) seja relativamente comum atualmente (sedentarismo, posição sustentada por muito tempo) antes de indicar qualquer atividade para tratamento, sempre é necessário que você passe por uma avaliação, uma consulta com um fisioterapeuta para ele saber qual procedimento será adequado para você. Só depois disso iniciam-se os exercícios. Fuja de fisioterapeutas que não te avaliem! Em relação a matérias veiculadas na Internet, em mídias sociais, deve-se ter muito cuidado ao lê-las, pois há muita informação desencontrada e que não são de fontes confiáveis. O ideal é que você sempre peça a opinião de um profissional de saúde (médico, fisioterapeuta, nutricionista, etc).

E por fim, em relação ao Pilates, podemos fazer as seguintes considerações: este método chegou ao Brasil já faz algum tempo e se difundiu rapidamente como mais uma boa alternativa para a prática de exercícios. A sua fama, com suas diversas variações (pilates suspenso, aquapilates, etc) correu tão rápido por fatores mercadológicos, celebridades praticando, que as pesquisas quase não conseguiam acompanhar seu crescimento. Atualmente, os estudos de alto rigor científico¹ mostram que o Pilates não é melhor e nem mais efetivo que nenhum outro exercício para a lombar, ou seja, se for indicado para você a prática regular de exercícios para sua dor lombar, escolha o que você se sentir melhor, ou que mais gosta ( musculação, dança,corrida, pilates, etc). Entendam que os estudos mostram que o Pilates é um método adequado para a dor nas costas, mas não como tratamento único nem como o melhor.  É apenas mais uma alternativa para esta questão tão complexa como a dor lombar. E por que complexa? Porque ela é multifatorial, ou seja, há inúmeras fontes de causa da dor nas costas, portanto não há um exercício ou método único e revolucionário para tratamento, ok? Pode ser que para você surta bons efeitos, mas para outros, não. Ah! E o mais importante: caso decida fazer Pilates, procure um Fisioterapeuta! Ele é o único profissional habilitado para poder usar o método como forma de tratamento! Espero tê-lo ajudado!

Lembrando, pessoal que caso tenham dúvidas, basta enviá-las para o email:

samslodovichi@gmail.com

¹Yamato TP, Maher CG, Saragiotto BT, Hancock MJ, Ostelo RWJG, Cabral CMN, Menezes Costa LC, Costa LOP. Pilates for low back pain. Cochrane Database of Systematic Reviews 2015, Issue 7. 

Grande abraço e até a próxima!


COLUNISTAS