quinta, 25 Abr , 2024
evidencia

COMPANHEIRO DINHEIRO

há 6 anos

Novas regras para o rotativo do cartão de crédito.

Esta medida começou a valer no início do mês passado e restringe o pagamento do rotativo em um mês. Vamos entender melhor.

A partir de agora, os clientes terão restrições para fazer o pagamento mínimo da fatura e acessar o crédito rotativo. A determinação foi divulgada pelo Banco Central. 

Diferente do que ocorria antes, quem optar por pagar o valor mínimo da fatura não poderá fazer essa opção por vários meses consecutivos. A restrição foi criada para coibir o uso do rotativo e obrigar os bancos a oferecer uma solução de parcelamento para o cartão de crédito com juros mais baratos. A taxa de juro do rotativo encerrou 2016 em 484,6% ao ano, segundo dados do próprio Banco Central, que considera a média de todas as instituições financeiras.

O que muda?

O consumidor que não conseguir fazer o pagamento integral de sua fatura do cartão de crédito poderá fazer o pagamento mínimo de 15% apenas por um mês. Na fatura seguinte, ele não poderá repetir o processo, pois o banco é obrigado a oferecer uma linha de crédito para que o consumidor parcele a sua dívida. É importante destacar que, pelas novas regras, o cliente ainda pode fazer o pagamento integral de sua dívida a qualquer momento, mesmo antes do vencimento da próxima parcela. Na prática, em vez de alongar indefinidamente sua dívida fazendo o pagamento mínimo da fatura por vários meses consecutivos, o cliente terá de assumir o financiamento de sua dívida com prazo determinado e juros menores.

O que esperar dessa mudança e como agir?

Acredito que a nova regra defende o consumidor, já que o valor da dívida final é menor. Também esperamos que o endividamento geral da população recue e que a dívida “interminável” apenas pagando o mínimo acabe melhorando a saúde financeira dos brasileiros. Devemos sempre optar pelo juro menor e lembrar que as parcelas da renegociação da dívida, devem caber no orçamento. Observando estes dois fatores determinantes realmente você conseguirá reestruturar sua vida financeira e saldar sua dívida. Essas medidas nos ajudam como consumidor e regram nossas finanças para um caminho de uso consciente do crédito.

Um abraço, bom mês, ate à próxima, Companheiro Dinheiro...


COLUNISTAS