segunda, 16 Set , 2024
evidencia

HÉRNIA INCISIONAL LAPAROSCÓPICA

há 3 meses

Quando uma hérnia ventral ocorre, geralmente aparece em locais submetidos a incisões prévias de cirurgias na parede abdominal. Nestas áreas, os músculos abdominais enfraqueceram; isto resulta num prolapso ou em uma fenda. Da mesma forma que o tubo interno prolapsa através de um pneu danificado, o revestimento interno do abdome empurra através da área enfraquecida da parede e forma um saco com forma de balão. Isto pode permitir que uma alça intestinal ou outros conteúdos abdominais protruam através do saco. Caso o conteúdo abdominal fique preso dentro do saco, pode ficar retido ou encarcerado. Hérnias encarceradas podem levar a sérias consequências, incluindo a necrose ou morte do intestino que está preso na hérnia. Nestes casos, há necessidade de cirurgia de emergência.
Outros locais em que hérnias ventrais podem ocorrer incluem a cicatriz umbilical (umbigo) ou qualquer outra área da parede abdominal. A hérnia não melhora com o tempo, nem desaparece.

O QUE CAUSA A HÉRNIA VENTRAL OU INCISIONAL?

Incisões na parede abdominal vão sempre ser uma área de potencial fraqueza. Hérnias podem se desenvolver nestes locais devido a esforço, levantamento de pesos, envelhecimento, lesões ou após infecções no local da cirurgia. Hérnias podem ocorrer imediatamente após a cirurgia ou podem ocorrer anos após a cirurgia.
Qualquer pessoa pode apresentar uma hérnia em qualquer idade. Hérnias são mais comuns na medida, que envelhecemos. Certas condições aumentam a probabilidade do aparecimento de hérnias incluindo tosse persistente, constipação intestinal crônica, dificuldade para urinar (próstata aumentada) entre outras causas.

QUAL A VANTAGEM DE REALIZAR ESTE PROCEDIMENTO PELA VIA LAPAROSCÓPICA?

• Ao invés de uma incisão de 15 a 20 cm (cirurgia convencional), a operação laparoscópica requer apenas 4 incisões de no máximo 1 cm.
• Pacientes geralmente tem dor abdominal mínima.
• Recuperação mais precoce.
• Alta no mesmo dia ou no dia seguinte da cirurgia e retorno precoce às atividades habituais.

COMO O PROCEDIMENTO É REALIZADO?

CIRURGIA é o melhor procedimento e pode ser realizado de duas formas:

1. O método tradicional é realizado através de uma incisão na parede abdominal. Pode ser uma parte ou toda a incisão prévia. O cirurgião pode realizar a costura da parede novamente, entretanto, na maioria das vezes, é necessária a colocação de uma tela dentro ou sobre a parede abdominal para uma correção adequada. Esta técnica é realizada sob anestesia geral, anestesia peridural ou raquidiana, dependendo das condições da hérnia ou do paciente.

2. A segunda técnica é a laparoscópica.
Neste acesso, o laparoscópio é inserido através de uma cânula.
O laparoscópio e uma câmera de TV permite que o cirurgião veja a hérnia por dentro. Outras incisões são necessárias para a colocação de outras cânulas pequenas pelas quais instrumentos serão inseridos para a correção da hérnia. A tela também é colocada através destas cânulas e fixada com instrumentos especiais à parede abdominal. Este procedimento é realizado sob anestesia geral.

 

Dr. Roger Ibrahim Franchi Cury
Cirurgia Geral • Videolaparoscopia • Endoscopia Digestiva • Balão Intragástrico • CRM 108771

Instagram @rogeribrahimfranchicury

Telefone (19) 3684-2121

Rua Francisco Glicério, 1508 - São José do Rio Pardo - SP


COLUNISTAS