sbado, 20 Abr , 2024
evidencia

BOLSA DE ÁGUA QUENTE OU GELO? O QUE É MELHOR?

há 1 ano

Oi pessoal da Revista Evidência! Tudo bem?

Esta é uma dúvida de muitos pacientes: quando tenho dor, o que fazer? Bolsa de água quente ou fria?

Embora isso às vezes possa ser individual, existe sim um direcionamento. A bolsa de água quente está mais indicada para dores crônicas, como uma dor nas costas ou no pescoço. Aquela que vira e mexe está ali, te incomodando. Normalmente, nestes pacientes a musculatura está mais tensa, mais rígida, e o calor nestes casos irá ajudar.

Já a bolsa gelada ou de água fria está mais indicada para contusões, pancadas, ou qualquer coisa que tenha acontecido há pouco tempo. Ex: uma torsão no tornozelo jogando futebol, uma torsão de joelho, uma pancada no ombro após uma queda...enfim, tudo que aconteceu em poucas horas ou dias. Lembrar também que o gelo tem maior eficácia até 72 horas após o ocorrido, ok?

E quanto tempo devo usar, você me pergunta? Para a bolsa de água quente, use se estiver com dor e por cerca de vinte minutos. Para a bolsa de gelo ou água fria, a regra ainda é média de 20 minutos de uso com intervalo de 2 horas. Então, para o gelo, as aplicações devem ser feitas durante todo o dia para ter o máximo de efeito!

E quais são os efeitos dessas aplicações? É simples: Tanto a bolsa quente quanto a bolsa fria diminuem a dor. Entretanto, a bolsa quente aumenta a circulação sanguínea, levando mais oxigênio ao local lesionado, relaxando a musculatura. Já a fria, diminui o inchaço da lesão, diminuindo a inflamação, já que nesta temperatura ela já reduz a circulação local.

Efeitos diferentes, certo? Por isso que cada uma tem seu momento de aplicação! Sabendo como utiliza-las, elas te ajudam a melhorar a dor!

E qual a melhor bolsa? Não tem! Podem ser as de gel compradas na farmácia ou saquinhos de gelo adaptado em casa. O importante é fazer!

 

@samuel.lodovichi

 


COLUNISTAS