quinta, 18 Abr , 2024
evidencia

Fevereiro traz oportunidades para cooperados com FEMAGRI digital

há 2 anos

De 01 a 25 de fevereiro, os cooperados participarão de mais uma Feira de Máquinas, Implementos e Insumos Agrícolas da Cooxupé. E em março é a vez da Feira do Cerrrado, que também será virtual: de 01 a 31/03. Em 2022, a Femagri e a Feira do Cerrado serão realizadas no formato 100% digital, ainda em proteção e segurança à saúde de todos por conta do cenário pandêmico. 

No entanto, a organização afirma que muitas novidades foram preparadas aos cooperados. Serão mais de 80 empresas participantes, trazendo mais de 9 mil itens à disposição para venda aos cooperados em condições exclusivas. 

TECNOLOGIAS 

Dentre as principais novidades das feiras deste ano está uma máquina 2 em 1 que centrifuga e transporta em fluxo contínuo todos os tipos de cafés que são processados na via úmida, deixando-os enxutos para os processos seguintes de secagem. Trata-se de um equipamento versátil, de fácil instalação e integração à estrutura pré-existente, não requerendo obra civil. 

Para quem busca uma selecionadora eletrônica de café, haverá um lançamento deste tipo de tecnologia. Após os cafés passarem pela pré-limpeza, lavador/separador e peneirão rotativo, são direcionados para a moega de abastecimento da selecionadora, onde são dosados por alimentadores vibratoriais para controle do fluxo. Assim, o café passa através de uma cortina de ar e, na sequência, é transferido para a esteira transportadora por meio de um tobogã para estabilização dos grãos. Na esteira, os cafés ganham velocidade para serem arremessados para a unidade óptica, que faz uma análise imediata. Quando um grão defeituoso é identificado, o mesmo é removido do fluxo da selecionadora por uma ejeção de ar comprimido. Esta selecionadora, segundo a organização das feiras, é a única que possui sistema óptico full color de alta resolução, além de contar com um sistema operacional de fácil e rápida configuração devido à utilização de ajuste automático de sensibilidade.

EXPECTATIVAS

O presidente da Cooxupé, Carlos Augusto Rodrigues de Melo, conta que a expectativa das feiras é fornecer para as famílias cooperadas acesso aos produtos e serviços que gerem sustentabilidade na atividade como produtor de café. “Temos um aumento de portfólio e a certeza de garantia de ótimas condições comerciais para os cooperados”, garante.

Ele ainda lembra que as consequências trazidas pela pandemia da Covid-19 são evidentes e que a realização de um evento on-line exige muita preparação para que seja eficiente. “As plataformas virtuais vieram para ficar. Entendemos que são mais uma ferramenta de acesso para os produtores rurais. Temos a certeza de levar para os nossos cooperados os mesmos conteúdos dos eventos presenciais. É um grande desafio em busca do sucesso de cada feira”, diz. 

COMO ACESSAR? 

Basta o cooperado acessar o APP Cooxupé e, também, buscar atendimento em seus respectivos núcleos de atendimento da cooperativa. Os cooperados que ainda não fizeram o download do aplicativo da Cooxupé só precisam acessar as lojas virtuais de seus aparelhos mobile (Android ou IOS) para baixar o APP Cooxupé. 

Dentro deste APP, o produtor terá acesso às feiras, a todas as empresas participantes e, também, a todos os produtos, imagens e especificações técnicas. Poderá solicitar orçamentos e, assim, negociar com as equipes disponíveis em horário comercial.


COLUNISTAS