sexta, 26 Abr , 2024
evidencia

DO PROJETO À OBRA

há 2 anos

A maioria das pessoas que planejam construir pela primeira vez, seja uma residência ou estabelecimento comercial, se deparam com uma série de dúvidas como “qual terreno devo comprar?”, “quanto custa construir?”, “tenho o terreno, e agora?”, “qual profissional devo procurar?”, “e se eu comprar um imóvel pronto?”, enfim, é um bombardeio de perguntas que precisam ser esclarecidas, então “por onde começar?”.

1. O Projeto:

Toda ideia, para que possa evoluir e torná-la executável, necessita de um profissional capacitado para poder auxiliar. No ramo da construção civil, os profissionais que estão na linha de frente para projetar e fazer a implantação de um imóvel são os Arquitetos e Engenheiros Civis, mas qual a diferença entre eles?

O Arquiteto é o profissional que através de sua formação humanista, voltada para cultura, artes, sustentabilidade e ergonomia, fica responsável por interpretar e transcrever o plano de necessidades e desejos dos clientes para um projeto. Além disso, possui amplo conhecimento às técnicas de conforto, ventilação e iluminação, fundamentais par a elaboração de um bom projeto. É o profissional responsável por proporcionar harmonia às construções, através da estética e paisagísticas dos ambientes.

O Engenheiro Civil é o profissional responsável pelas soluções técnicas e executivas dos projetos elaborados pelos Arquitetos. Possui formação para dimensionar elementos estruturais e projetar instalações pluviais, sanitárias, hidráulicas e elétricas, além de ser capaz de planejar a obra por meio de cronogramas e estimativas de custos. Possui conhecimentos administrativos para a gestão da obra, fazendo o controle das compras, mão-de-obra e demais questões para o correto andamento do empreendimento.

Uma vez que já se possui a propriedade de um terreno, o primeiro profissional que deve ser contratado é um topógrafo para efetuar o levantamento planialtimétrico do terreno, indicando as cotas de níveis e limites relevantes para o desenvolvimento do projeto. Com a topografia do terreno em mãos o próximo profissional será o Arquiteto, para a elaboração do Projeto Arquitetônico Legal, que consiste em transcrever todas as ideias e necessidades do cliente, para desenhos técnicos seguindo normas e diretrizes do município e loteamento ao qual o terreno se situa, para abertura de um protocolo de análise na Prefeitura, com intuito de aprovação e liberação do alvará de construção. Neste momento é desenvolvido um projeto contendo “Planta Baixa dos Pavimentos”, “Planta de Cobertura”, “Cortes Longitudinais”, “Cortes Transversais”, “Implantação”, “Quadro de Áreas” e “Quadro de Aberturas”, bem como apresentação de “Memorial Descritivo”, “Requerimento ao Prefeito” e “Anotação de Responsabilidade Técnica” do arquiteto responsável. Para a liberação do alvará de construção, a prefeitura cobrará uma taxa de acordo com a área construída do projeto. Vale lembrar que o Arquiteto também poderá ser contatado para consultoria na escolha de um terreno para construção.

Para tornar o Projeto Arquitetônico exequível, o cliente deverá contratar na sequência um Engenheiro Civil, para a elaboração do Projeto Estrutural, que consiste no dimensionamento e detalhamento dos elementos estruturais responsáveis para a sustentação da estrutural, tais como fundações, pilares, vigas e lajes. Para que o projeto das fundações seja desenvolvido de maneira segura e econômica, se fará necessário a contratação de empresa especializada para efetuar o estudo do solo do terreno através da sondagem, para apresentar, por meio de relatório, o tipo de solo existente, bem como sua resistência.

Além do Projeto Estrutural, também deverão ser contratados engenheiros para a elaboração do Projeto Hidrossanitário, que consiste no dimensionamento e detalhamento das instalações de água fria, água quente, esgoto sanitário e pluviais, e Projeto Elétrico, para dimensionamento e detalhamento de conduítes, fiações, pontos de interruptores, tomadas, antenas, telefonia, internet, entre outros.

O Projeto de Interiores é uma área de arquitetura, tão importante quanto os projetos citados acima, que visa a especificação de pisos, revestimentos, pedras, louças, metais, iluminação, forros, sancas, marcenaria, móveis e artigos de decoração, geralmente apresentados aos clientes por meio de imagens realistas e caderno de especificações e detalhes construtivos. Este projeto costuma ser uma modalidade de contratação opcional e geralmente é adquirido por ambientes. Sua elaboração deverá ser providenciada com suficiente antecedência antes da etapa de acabamentos, quando não possível contratar antes do início da obra.


2. A Obra:

Uma vez com o Projeto Arquitetônico, Projeto Estrutural, Projeto Hidrossanitário, Projeto Elétrico, Projeto de Interiores e Alvará de Construção em mãos, o cliente estará pronto para dar início a obra. Para isso faz-se necessário a contratação de Arquiteto ou Engenheiro. Alguns clientes costumam contratar alguns serviços paralelos para planejamento e orçamentação da obra, ou planilhas para financiamento imobiliário, onde são reunidos os projetos, para levantamento quantitativo de materiais e serviços para a precificação da obra, bem como estimativas de prazos para execução.  

Existem duas modalidades de serviços técnicos para a execução da obra. A primeira delas é o Gerenciamento de Obras, quando a equipe técnica fica responsável por fazer e apresentar ao cliente todas as cotações de materiais e serviços, fazer o pedido e verificar o recebimento dos materiais, fazer todo o controle físico-financeiro da obra, apresentar as despesas por fechamentos mensais, indicando todos os fornecedores e prestadores de serviços a serem pagos, além de acompanhar toda a execução de forma a garantir que a obra seja executada conforme o projeto, respeitando o cronograma. A segunda modalidade é o Acompanhamento de Obras, onde o cliente se responsabiliza por abastecer a obra com os insumos, cabendo a equipe técnica apenas as orientações de execução e acompanhamento executivo da obra.

Devido a grande quantidade de assuntos a serem resolvidos antes do início da obra e durante a execução, o cliente acaba ficando confuso, gerando grandes estresses. Hoje existem no mercado escritórios especializados, que atuam com projetos arquitetônicos e complementares, de maneira compatibilizada através de ferramentas computacionais, que permitem grande assertividade no dimensionamento, gerando economias e trazendo mais segurança para obra. Além disso é possível ver o imóvel em imagens realistas, facilitando a compreensão e satisfação do cliente. Tendo em vista todas estas questões, o mais indicado é procurar uma equipe de profissionais capacitados que possam garantir a qualidade e encontrar as melhores soluções para sua obra.

 

Leonardo Blazzi Parisi - Engenheiro Civil

(19) 998859.9355

@trilhe.arqeng


COLUNISTAS