sexta, 19 Abr , 2024
evidencia

Durma bem e fique sem dor!

há 2 anos

Para começarmos o ano de 2022, precisamos ter hábitos de vida saudáveis! E o sono é um deles! Mas você sabia que noites de sono ruins possuem uma relação direta com sentir dor? Pois é! Pessoas que não dormem bem possuem maior chance de ter dor crônica! Por isso, pra se prevenir, aqui embaixo vão algumas dicas simples, mas muito efetivas para você ter noites melhores de sono e se sentir renovado no dia seguinte!!

1)      Só vá para a cama quando realmente estiver com sono. Procure alguma atividade relaxante e que o distraia, como ler algo. O ato de ficar na cama, “rolando” para lá e para cá, sem sono, gera mais insônia e estresse. 

2)      Procure não ficar assistindo TV na cama ou mexendo no celular. As telas são grandes inimigas do sono e inibem a produção de uma substância normal do nosso organismo que nos faz adormecer, a Melatonina. 

3)      Não vá dormir se estiver com fome, ou se comeu em excesso. Isso gerará sono superficial e irregular. Se acordar durante a madrugada, não é recomendável também se alimentar, ok? 

4)      O ambiente que vai dormir é super importante! A temperatura deve estar agradável para você e o mínimo possível de barulho e luz. Travesseiro e colchões obviamente devem ser confortáveis! Não existe colchão ou travesseiro melhor ou pior! Veja o que você mais se adapta! 

5)      Horário: isso é muito importante! Para seu corpo estar descansado para um novo dia, você precisa dormir e acordar sempre nos mesmos horários todos os dias se possível. Para quem tem dor, dormir muito tarde e acordar muito cedo, ou então a cada dia ter um horário para dormir e um horário para acordar pode ser um gatilho para as dores! 

6)      Evite cochilos longos durante o  dia (mais de 40 minutos). Isso pode atrapalhar seu sono à noite. 

7)      Cuidado com o excesso de  bebidas alcoólicas antes de ir dormir. Seu sono não será reparador e poderá acordar durante a noite agitado. 

8)      Não tome café, refrigerantes de cola, chocolate, chá preto e cigarro antes de ir dormir. Tudo isso pode estimular seu organismo e lhe deixar agitado. Se for consumir alguma bebida acima, beba até cerca de 6 horas antes de ir para a cama. 

9)      A prática regular de atividade física é ótima para o sono e para alívio da dor! Entretanto, fazer a atividade próximo da hora de ir dormir te deixará alerta! Então, se dorme às 22 hrs, faça atividade física até no máximo as 18:00hrs, ok? 

10)   Problemas do dia a dia podem realmente tirar nosso sono. Sabemos que é difícil, mas ao dormir, não há nada que possa fazer para resolvê-los. Então, pense que amanhã será um novo dia e você terá melhores condições para resolver.

 

https://www.instagram.com/samuel.lodovichi/


COLUNISTAS