sábado, 20 Abr , 2024
evidencia

Saúde e Vida: Humanização, apoio e qualidade - das Emergências Médicas às Remoções Simples

há 2 anos

Amigos leitores. Abrindo nossas matérias especiais de capa em 2022, trazemos neste mês de janeiro uma empresa que vem fazendo a diferença quando o assunto é a remoção de pacientes: a Saúde e Vida - Emergências Médicas.

Criada em abril de 2020 pelo médico especialista em Cardiologia Pedro Henrique Roque Tozini e pelo médico especialista em Reumatologia e Intensivista Luis Fernando Cipola da Costa, a Saúde e Vida vai muito além de uma empresa especializada em remoções de pacientes - é um sonho de ambos doutores, que sentiam a necessidade deste serviço em São José do Rio Pardo e região, principalmente pelo município ser considerado um pólo regional em Saúde.

“Pelos contatos diários que tínhamos com pacientes e familiares e pelo cotidiano médico nos atendimentos notávamos a falta de um serviço eficiente de remoção, que garantisse não apenas o transporte em si, mas todo o suporte, desde a humanização, apoio e estrutura para auxiliar no salvamento de uma vida. Foi então que surgiu a idéia, que primeiramente foi a de remoções de pacientes hospitalizados em UTI Geral e Neonatais”, explicou Dr. Pedro durante entrevista à Evidência Revista.

No bate papo, Dr. Pedro e também o coordenador administrativo Alessandro Marques destacaram que, além das emergências em remoções de pacientes em Unidades de Terapia Intensiva, a Saúde e Vida ampliou suas atividades e também já oferece Remoções Simples, o que também vem contribuindo na segurança no transporte de pacientes que necessitam se deslocar a uma consulta, a consultórios, hospitais, prontos socorros, tanto no perímetro de Rio Pardo, como em toda a região.

Dr. Pedro mencionou, ainda, a competente e dedicada equipe Saúde e Vida, formada por médicos, enfermeiros, técnicos em Enfermagem e condutores especializados em remoções, sendo profissionais que também dispensam total cuidado ao paciente.



REMOÇÕES: DAS SIMPLES ÀS COMPLEXAS, CONTE COM A “SAÚDE E VIDA” 

Como observado pelo Dr. Pedro, a Saúde e Vida garante a remoção de pacientes de alta complexidade (de UTI para UTI – adulto/neonatal), além de remoções de baixa complexidade (adulto) e neonatais com a melhor estrutura.

“A empresa possui duas ambulâncias tipo UTI, equipadas com o que há de melhor e mais moderno em aparelhagens específicas, além de uma terceira ambulância simples para as demais remoções que atendemos”, disse Dr. Pedro.

Sobre a ampliação dos serviços, o médico explicou que a Saúde e Vida também atende pacientes que necessitem de qualquer tipo de remoção, as chamadas Remoções Simples. “Por exemplo, um paciente que tenha uma consulta marcada e não tem como se locomover; paciente acamado que a família não sabe como transportar para realização de exames, procedimentos ou internação, pacientes pós alta hospitalar, além de pessoas que sofreram algum acidente doméstico e optem por uma remoção mais rápida e totalmente segura poderá entrar em contato conosco para essas remoções mais específicas”.

Dr. Pedro afirmou que a empresa ampliou os serviços, oferecendo as Remoções Simples, justamente para atender a uma demanda crescente de pacientes que necessitavam e famílias que sentiam dificuldade em transportar pessoas acamadas ou com dificuldades de locomoção. “Remover não é apenas transportar um paciente, mas proporcionar-lhe um atendimento humanizado, com todo apoio e estrutura que ele merece, seja qual for o motivo dessa remoção”.


UMA EQUIPE DIFERENCIADA E PRONTA PARA OFERECER MAIS QUE UMA REMOÇÃO



Além das ambulâncias que oferecem toda estrutura em equipamentos para uma remoção eficiente e segura, a equipe de profissionais da Saúde e Vida garante um atendimento personalizado, desde o agendamento da remoção, até o acompanhamento, monitoramento e atendimento humanizado dentro da ambulância e ao chegar no destino.

“Na ambulância para remoções de alta complexidade, o paciente é acompanhado por médico, enfermeiro, além do condutor, que também possui curso específico para promover esse trabalho. Já nas remoções simples, o paciente estará acompanhado de um técnico de Enfermagem, condutor e acompanhante. Em ambas remoções, a atenção e dedicação de nossa equipe profissional são as mesmas, pois sempre teremos em mente o objetivo de ir além da remoção: de proporcionar apoio e estrutura digna a todos os nossos pacientes”, afirmou Dr. Pedro.

Com relação às remoções simples, elas são promovidas também em âmbito regional. “Pacientes de fora que precisam vir fazer exames ou consultas aqui em Rio Pardo, ou vice versa, ou até mesmo pacientes de cidades da região que precisam consultar em centros especializados como Campinas, Ribeirão e capitais podem contar com a remoção da Saúde Vida”.



A SATISFAÇÃO EM AJUDAR A SALVAR UMA VIDA OU AUXILIAR UM PACIENTE

Ao longo destes pouco mais de um ano e meio de atividades, a Saúde Vida já tem muita história boa para contar. Dr. Pedro destacou que a maior satisfação dele, do Dr. Cipola e de toda a equipe é poder contribuir, de forma digna e humanizada, para salvar uma vida ou auxiliar um paciente por meio das remoções.

“É muito bom quando removemos um paciente de UTI para UTI e tempos depois encontramos com ele pelas ruas, saudável; bem como fazemos a remoção de pacientes que talvez pudessem até perder uma consulta ou procedimento caso nossa empresa não existisse. Nosso sentimento é de gratidão a todos pacientes que já passaram pela Saúde e Vida e de satisfação em contribuir em momentos delicados, que realmente necessitam de muito mais que uma remoção, mas de atenção, carinho e apoio, características que fazem a diferença em nossa empresa”, finalizou o médico.

DESCRIÇÃO DE SERVIÇOS DE UTI MÓVEL







O serviço de ambulância UTI, para remoção e transporte de pacientes com necessidades de suporte avançado em saúde, realizada pela “Saúde Vida” é uma operação ágil e cuidadosa, que segue padrões de qualidade e eficiência. E para garantir o máximo de rapidez, segurança e conforto, utilizando recursos tecnológicos de última geração, do hospital de origem até a sua recepção em seu destino.

Trabalhamos com a melhor estrutura do mercado para remoção de pacientes, contando com: a mais moderna ambulância, montadas com equipamentos de suporte avançado, incluindo bomba de infusão, monitor multiparâmetro com cardioversor, sistema de oxigenação fixo e portátil, ventilador pulmonar, incubadora de transporte de recém-nascidos, maca retrátil, cadeira de resgate e transporte tamanho especial, suporte de soroterapia adequado, prancha de imobilização em polietileno, além de medicamentos, materiais e dispositivos médico-hospitalares que garantem a manutenção da vida do cliente desde a origem até o destino.
Todos os equipamentos são submetidos a rigorosos padrões de calibração periodicamente.
O Serviço de UTI Móvel da Saúde Vida disponibiliza o serviço de remoções de pacientes adulto, pediátrico, neonatal e psiquiátrico 24 horas por dia com equipes devidamente capacitadas para o bom atendimento ao cliente. Equipe: médicos, enfermeiros e condutores. 

DESCRIÇÃO DE SERVIÇOS DE REMOÇÃO SIMPLES







O serviço de ambulância de suporte básico, destinado para remoção e transporte de pacientes com necessidades de suporte básico de vida, realizada pela “Saúde Vida” é um serviço de qualidade e eficiência, cuja ação é rápida e segura. E para garantir o máximo de agilidade, segurança e conforto, utiliza recursos tecnológicos de alta padrão, desde o hospital de origem até o destino.

A estrutura da Unidade de Remoção Simples conta com: ambulância moderna, equipada com aparelhos suficientes para a garantia e manutenção da vida, possuindo bomba de infusão, monitor multiparâmetro com cardioversor, sistema de oxigenação fixo e portátil, ventilador pulmonar, incubadora de transporte de recém-nascidos, maca retrátil, cadeira de resgate e transporte tamanho especial, suporte de soroterapia adequado, prancha de imobilização em polietileno, além de medicamentos, materiais e dispositivos médico-hospitalares.

O Serviço de Remoção Simples da Saúde Vida, disponibiliza o serviço de remoções de pacientes adulto, pediátrico, neonatal e psiquiátrico 24 horas por dia com equipes devidamente capacitadas para o bom atendimento ao cliente. As equipes constituem-se de técnicos de enfermagem e condutores.




Luis Fernando Cipola da Costa - Reumatologista e Intensivista


Pedro Henrique Roque Tozini - Cardiologista


SERVIÇO

A Saúde e Vida Emergências Médicas fica à rua João Otaviano Ribeiro da Silva, 565, Vila Brasil - próximo à Construserv.

Os telefones de contato, inclusive para agendamento de remoções, são: (19) 99403-5855 e (19) 99411-1057.


Fotos: Pedro Júlio Photografias
Textos e Reportagens: Natália Tiezzi
Direção, Conteúdo e Produção: Marcelo Trinca
Diagramação e Criação: Agência Boomerang


COLUNISTAS