quarta, 24 Abr , 2024
evidencia

Cozinha contemporânea

há 2 anos

O estilo contemporâneo reflete o gosto do presente ao combinar diferentes tendências de móveis para melhor interpretá-las dentro de casa. É o porta-voz do estilo de vida atual, respondendo às necessidades estéticas e funcionais dos interiores atuais. 

Suas principais características são a limpeza formal, modularidade, customização e o jogo de materiais e contrastes cromáticos. De fato, superfícies lisas se alternam com elementos como madeira, concreto e mármore, enquanto as combinações de cores vêm em tons neutros justapostos com cores mais saturadas que agem como um acento, realçando e dando ritmo às composições formais. 

Hoje tratamos em particular da cozinha contemporânea, reino da vida quotidiana e do convívio por excelência, um espaço de elevada capacidade criativa e, para muitos, o verdadeiro coração da casa. 

A cozinha fala muito sobre nós e sobre o nosso estilo de vida e hoje pode ser feita de mil formas diferentes, começando primeiro pela sua disposição. Há quem adora cozinhar e faz questão de uma cozinha muito espaçosa, mas há quem usa menos e por isso a prefere mais contida, há os que querem mantê-la separada da sala, dedicando-lhe um cômodo especial, e quem ama o convívio, e por isso, a prefere em um espaço aberto. Em suma, cada um tem a sua visão de uma cozinha perfeita, ditada pelo seu estilo de vida e pelos seus hábitos.




O estilo contemporâneo é capaz de responder a cada uma destas necessidades, graças à sua extrema flexibilidade modular e à capacidade de integrar melhor ou mesmo ocultar com elegância equipamentos como o forno, a geladeira, a lava-louças, entre outros eletrodomésticos, que outrora foram os protagonistas absolutos e que agora se camuflam entre os mobiliários fixos. 

As composições contemporâneas da cozinha são concebidas não só para serem funcionais e altamente tecnológicas, mas também para fornecer espaços dedicados com bom gosto, encontrando-se frequentemente em diálogo com a sala de jantar e a sala de estar. 

A ampla modularidade e a quantidade de acabamentos disponíveis hoje no mercado, tornam possível fazer da cozinha um espaço personalizado que vai ao encontro de todo o tipo de necessidade funcional e estética. 

Numa cozinha contemporânea não podem faltar módulos de parede e colunas de desenho linear; uma ilha para cozinhar à vista, para aperitivos com amigos e pequenos-almoços rápidos; prateleiras e compartimentos abertos; aparelhos tecnológicos embutidos; elementos em contraste cromático ou de materiais; iluminação funcional e cenográfica ao mesmo tempo; acessórios com um design diferenciado; um toque pessoal dado por uma determinada cor, padrão ou revestimento.





Quanto aos materiais, a escolha é muito ampla e é preferível escolher superfícies resistentes e fáceis de limpar. Essa diversidade proporciona a possibilidade de criar projetos mais livres de amarras, além de soluções antes impensáveis neste ambiente, como pisos e bancadas com efeito de madeira e uso de papéis de parede, por exemplo. As cores mais usadas são geralmente tons neutros, claros e escuros, muitas vezes combinados entre si, ou combinados com alguma cor mais marcante, como: azul, verde, rosa; entre outras, para criar contrastes cromáticos, dependendo do seu gosto pessoal. 

O lema principal na hora de projetar a cozinha dos sonhos deve ser: cozinhar com praticidade e bem estar, fazendo uso de recursos tecnológicos para tornar o dia a dia mais funcional. As tendências de design sempre acompanham a transformação do mundo, porém mantêm firme o compromisso com uma filosofia de vida voltada para a nossa essência, já que a cozinha é o lugar onde as pessoas se sentem verdadeiramente "em casa".



Trilhe Arquitetura e Engenharia

Rua Gabriel de Andrade, 90, Jardim Bela Vista, São José do Rio Pardo, SP - (19) 3608-3334

 


COLUNISTAS