quinta, 25 Abr , 2024
evidencia

Centro Médico Oncológico: Excelência no tratamento e prevenção ao câncer para Rio Pardo, Poços de Caldas e região

há 4 anos

Amigos leitores. Nossa reportagem especial de capa deste mês de setembro destaca uma das clínicas referência em excelência no tratamento e prevenção ao Câncer em nossa região, em especial nos municípios de Poços de Caldas e São José do Rio Pardo: O Centro Médico Oncológico.

Criado em 2011 na conhecida cidade mineira e turística, o CMO vai muito além de oferecer tratamento da mais alta qualidade a seus pacientes: ele proporciona respeito, carinho, acolhimento, aquela mão estendida que todos que estão passando por este momento da doença, inclusive familiares, precisam.

Para realizar a reportagem, a equipe de Evidência Revista visitou as amplas e modernas instalações do CMO, localizado no centro de Poços de Caldas. As entrevistas foram realizadas com o proprietário, o médico Nimio Rafael Garcete Balbuena, cirurgião oncológico e cancerologista, acompanhado pela esposa, a enfermeira Daniele da Silveira Barbosa Garcete, gestora do CMO, além de profissionais que formam a equipe multidisciplinar da clínica.

Entre os destaques da entrevista, o doutor Nímio citou os principais fatores que podem desencadear inúmeros tipos de câncer, a importância do diagnóstico precoce e de tratar não apenas o câncer nos pacientes, mas as suas emoções, bem como os cuidados com o físico.

Já Daniele, destacou que atualmente o CMO objetiva também a prevenção à doença citando, inclusive, o Projeto Viver, desenvolvido pela clínica e que visa levar à população informações e atividades de conscientização sobre o câncer.

Iniciaremos a reportagem contando um pouco sobre a estrutura da clínica; passando pelos serviços médicos prestados; depoimentos de parte da equipe multidisciplinar e, por fim, as questões que envolvem o câncer através do médico oncologista e das campanhas de prevenção, que não se resumem apenas ao Outubro Rosa e Novembro Azul. Além disso, Evidência Revista contará sobre a atuação do CMO em São José que também fará parte das campanhas de prevenção.

MA ESTRUTURA PARA O MELHOR ATENDIMENTO

Ao adentrar o CMO, as pessoas, sejam elas pacientes em busca de tratamento ou familiares, sentem o clima de aconchego, principalmente através do primeiro contato com as competentes secretárias, que procuram informar tudo que for necessário para as próximas etapas.

As amplas e modernas instalações garantem conforto e comodidade aos pacientes e seus acompanhantes em todos os espaços da clínica. “Este primeiro contato do paciente com o local onde ele receberá seu tratamento é fundamental para que estabeleça uma relação de confiança com o CMO. Por isso cada espaço foi criado e pensado para atender todas as necessidades de nossos pacientes e também de suas famílias, que são peças fundamentais antes, durante e pós tratamento”, destacou Daniele Garcete.

A sala de quimioterapia, especificamente, é composta de amplos banheiros para facilitar a locomoção, poltronas reclináveis, com sistema de oxigênio e materiais necessários em caso de emergência.

O ambiente é equipado com TV, fones de ouvido, além do Espaço Cultural Bem Viver, com livros, revistas, DVDs para utilização dos pacientes e familiares.

Na sala também é oferecido um serviço de copa, onde são servidos lanches sob supervisão de nutricionistas de acordo com o cardápio prescrito para cada paciente.

EQUIPE MULTIDISCIPLINAR: O PACIENTE TRATADO ALÉM DE SUA PATOLOGIA

O CMO conta com uma equipe multidisciplinar altamente especializada e capacitada, formada por médicos oncologistas em mais de 20 especialidades e multidisciplinares, além de psicóloga, nutricionista, fonoaudióloga, farmacêutica e enfermagem oncológica, bem como apoio de uma ampla rede de médicos colaboradores que garantem uma atenção integral aos pacientes do CMO.

O atendimento da equipe multidisciplinar é especializado em pacientes com câncer visando ajudá-los a superar desafios e trazendo resultados concretos.

“Desde quando iniciei os trabalhos no CMO minha preocupação foi de oferecer um tratamento completo ao paciente, mas não apenas tratar o câncer, mas as demais dores do corpo, da alma. Pacientes que passam por tratamentos como a quimioterapia tendem a ficar mais enfraquecidos, podendo também afetar o psicológico e causar desconfortos. Por isso se faz necessária essa grande equipe de profissionais e serviços ofertados pelo CMO. Entendemos que quando p paciente é tratado como um todo ele responde melhor ao tratamento contra o câncer e isso gera uma melhor qualidade em sua recuperação”, observou o doutor Nímio Balbuena.

Serviços de Quimioterapia, Hormonioterapia, Imunoterapia; Central de Infusão; Exames de Dermatoscopia Digital e Mapeamento Corporal;  Centro de Prevenção do Câncer. Consultas Especializadas nas Áreas de Oncologia Clínica e Cirúrgica, Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Cirurgia Geral, Tratamento da dor oncológica, Ginecologia, Neurocirurgia. Apoio Multidisciplinar nas áreas de Cirurgia de cabeça e pescoço; Cirurgia geral/ vídeo cirurgia; Clínica Médica; Dermatologia; Ginecologia; Hematologia pediátrica; Mastologia; Neurocirurgia; Oncologia clínica; Oncologia Cirúrgica; Otorrinolaringologia; Pediatria; Urologia; Nutrição.

TRATAMENTO HUMANIZADO: O PACIENTE BEM ACOLHIDO E BEM INFORMADO

A equipe de Evidência teve a oportunidade de conversar com algumas profissionais que fazem parte da equipe multidisciplinar, entre elas a Farmacêutica e responsável técnica pela farmácia Flávia Cunha Loiola Elias; a Enfermeira especialista em Oncologia Luciana Teodoro; a fisioterapeuta oncológica Rita de Cássia Melo e a orientadora jurídica, Adassa Bonilha Duarte.

O que chamou a atenção da reportagem foi o amor e a dedicação com que cada uma falou sobre sua área de atuação, tendo sempre o paciente como a si próprias, principalmente no tocante ao atendimento humanizado e às informações que a ele e a seus familiares são passadas minuciosamente pelas profissionais.

NA FARMÁCIA:
Flávia cuida de toda as fórmulas e medicações a serem administradas nos pacientes, as chamadas infusões quimioterápicas. “Quando o paciente chega até mim, após encaminhamento médico, informo-lhe sobre todos os medicamentos que irá receber, os efeitos colaterais que podem ocorrer, enfim, o paciente e os familiares têm o direito de terem essas informações e nós, da equipe do CMO, temos muito carinho em passa-las da melhor forma possível para que realmente compreendam e até desmistiquem muita coisa acerca desses medicamentos”, destacou.

Importante ressaltar que o CMO contempla todos os requisitos da RDC 220 da ANVISA, regulamento técnico de funcionamento dos Serviços de Terapia Antineoplásica, que compreende, além do grupo multiprofissional, rigoroso sistema de acondicionamento de manipulação de medicamentos.


Luciana Teodoro, Michele Muniz e Jenifer Alves Fernandes

NA ENFERMAGEM:
Já Luciana citou a questão da empatia, do se colocar no lugar do outro como principal característica de seu trabalho junto aos pacientes. “Colocar-se no lugar, na dor, nos medos dos outros é essencial para compreendermos as necessidades de cada paciente, uma vez que nós, enfermeiros, temos o primeiro contato direto com ele após o diagnóstico que, para muitos, quer dizer a morte. Aqui não fazemos só a infusão de medicamentos, nós informamos sobre todos os procedimentos, deixando-o à vontade para perguntar para que esteja ciente de tudo que irá acontecer aqui dentro. Essa confiança que passamos por meio de um sorriso, um abraço, um ouvir esse paciente é essencial para o tratamento. Costumo dizer que aqui nossa equipe realmente estende as mãos - e não apenas para quem vai passar pelo tratamento, mas para cada familiar, que, juntamente com os medicamentos, também é peça fundamental em todo o processo. Aqui ninguém está sozinho: nem pacientes, nem os familiares. Estamos e estaremos sempre juntos”.

NA FISIOTERAPIA:
Rita destacou que a fisioterapia oncológica tem como principal objetivo melhorar a qualidade de vida dos pacientes. “Ela consiste em aliviar os sintomas do tratamento, o que inclui os enjôos, mucosite bucal, bem como as sequelas que podem ocorrer no pós operatório”.

GUIA DOS DIREITOS DO PACIENTE:
Já Hadassa cuida de uma parte muito importante para os pacientes: os direitos específicos que o portador da doença tem e, muitas vezes, não sabe. “O CMO formulou o Guia dos Direitos dos Pacientes, um guia que possui todas as informações necessárias com relação a tributos, inclusive também orientamos os pacientes sobre questões financeiras, sendo essa também uma angústia deles e de seus familiares”.

O CENTRO MÉDICO ONCOLÓGICO EM SÃO JOSÉ DO RIO PARDO E AS PARCERIAS E ASSISTÊNCIAS 24 HORAS

Unidade São José do Rio Pardo: Rua Carlos Botelho, 420 / (19) 3608-6788 / São José do Rio Pardo – SP


Unidade São José do Rio Pardo:
Rua Carlos Botelho, 420 / (19) 3608-6788 / São José do Rio Pardo – SP


Unidade São José do Rio Pardo:
Rua Carlos Botelho, 420 / (19) 3608-6788 / São José do Rio Pardo – SP


Unidade São José do Rio Pardo: Rua Carlos Botelho, 420 / (19) 3608-6788 / São José do Rio Pardo – SP

A cerca de 1 ano e meio, o CMO atua também em São José do Rio Pardo, onde já atendeu centenas de pacientes. Aqui, a clínica realiza a prevenção e o diagnóstico da doença, porém, doutor Nimio não escondeu o desejo de futuramente promover cirurgias e infusões também em São José.

“Apesar de ainda não termos esses procedimentos, muitos pacientes atendidos pela nossa equipe em São José são encaminhados para tratamento em Poços, uma cidade viável pela proximidade, entretanto, futuramente, são questões a serem estudadas para proporcionar ainda mais comodidade no tratamento dos pacientes rio-pardenses e da região”, disse o oncologista.

O ENVOLVIMENTO EMOCIONAL COM OS PACIENTES: O SOM DO SINO DE CADA ETAPA VENCIDA

Nimio destacou que além da estrutura do CMO e de sua equipe multidisciplinar, faz questão de atender o paciente na hora em que ele precisar. “Dispomos de telefone, email e serviços integrados, bem como grandes parcerias que garantem que o paciente seja assistido 24 horas por dia. E isso não é um diferencial do CMO, mas uma obrigação. Pacientes que estão passando por tratamentos como a quimioterapia necessitam de uma atenção maior e vamos dispor sempre deste serviço: é um alívio para o paciente e uma tranquilidade para todos nós enquanto equipe”.

Tanto Nimio quanto a esposa Daniele são pessoas que realmente se envolvem com os pacientes e seus familiares. Ao longo da entrevista, ambos relataram que é impossível ficar apático diante de histórias de luta pela vida. “A emoção fica à flor da pele: rimos, choramos, nos ajudamos mutuamente. E a cada etapa vencida vibramos junto a cada paciente. Para simboliza-la, nossos pacientes tocam o sino, cujo som identifica o vencer de mais uma etapa dos tratamentos”, afirmou doutor Nimio.

CÂNCER: O MELHOR REMÉDIO AINDA É A PREVENÇÃO

A palavra assusta, porém, com o avanço da medicina, a maioria dos tipos de câncer é tratável e até mesmo curável, porém tudo depende de um diagnóstico precoce.

Doutor Nímio disse que, infelizmente, a incidência da doença vai aumentar nos próximos anos. Os fatores que poderão desencadear cada vez mais o câncer serão a idade, a má alimentação e fatores emocionais, que interferem no sistema imunológico, como a própria depressão e a ansiedade.

E pode parecer clichê, mas o melhor remédio para o câncer ainda é a prevenção e ela se faz presente no CMO não apenas na própria rotina de especialidades médicas da clínica, mas fora dela. “Através do Projeto Viver, o CMO, em parceria com entidades e instituições públicas e privadas, leva informações sobre como prevenir a doença, inclusive essa proposta também será promovida pela unidade CMO em Rio Pardo nos meses de outubro e novembro por conta das campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul”, informou Daniele.

Ambas campanhas também serão realizadas pela CMO em Poços de Caldas, mas não apenas voltadas ao câncer de mama e próstata, mas a todos os tipos da doença e, se possível, durante todos os meses do ano. “O CMO tem esse compromisso de difundir a informação sobre o câncer à sociedade não somente nos meses em que tradicionalmente são promovidas campanhas. Queremos trabalhar a prevenção ao câncer durante o ano inteiro, seja com palestras, corpo a corpo, não importa a forma, mas sim que consigamos desmistificar a doença e fazer com que as pessoas se cuidem e não tenham medo do câncer”, finalizaram Nimio e Daniele.

CMO – CENTRO MÉDICO ONCOLÓGICO
Dr. Nimio Rafael Garcete Balbuena
Diretor Responsável Técnico
CRM/MG 44142 - CRM/SP 167474

Sede Administrativa
Rua Marília, 189 - (35) 3721-6691 - Poços de Caldas - MG

Unidade Poços de Caldas:
Av. David Benedito Ottoni, 640 - Jardim dos Estados
(35) 3712-7535 - (35) 3712-7357 – Whats (35) 98871-4088 - Poços de Caldas – MG 

Unidade São José do Rio Pardo
Rua Carlos Botelho, 420 - (19) 3608-6788 - São José do Rio Pardo – SP 

www.centromedicooncologico.com.br
Face: @cmooncoligia / Instagram: @cmo_pocos

 


COLUNISTAS