sexta, 26 Abr , 2024
evidencia

COOXUPÉ E AQIA MOSTRAM O POTENCIAL DO CAFÉ PARA A INDÚSTRIA COSMÉTICA E ALIMENTÍCIA

há 6 anos

A Cooxupé participou no final do mês de agosto, da 21ª edição da Fisa 2017 (Food Ingredients South America), maior plataforma de conteúdo e negócios para a indústria de ingredientes alimentícios da América Latina. A feira foi realizada de 22 a 24 de agosto, no centro de convenções e exposições do Transamérica Expo Center, em São Paulo. O evento reuniu 11 mil profissionais e visitantes do Brasil e de 36 países. 

A Cooxupé esteve presente no estande da AQIA Química Industrial, empresa parceira da cooperativa de Guaxupé. Do acordo, foi criada a linha AQIA Coffee contendo componentes derivados do óleo e torta de café verde para composição de novos produtos nas indústrias cosmética e, também, nutricional. 

O presidente da Cooxupé, Carlos Paulino, destacou os inúmeros benefícios e a versatilidade do café verde. “Por mais de 400 anos o café foi cultivado apenas para bebida, mas de alguns anos para cá, estudos descobriram que os grãos antes da torrefação têm componentes importantes e de muita utilidade”, ressaltou. 

São diversas as aplicações possíveis a partir do óleo extraído e da própria biomassa resultante desse processo que são utilizados na produção de cosméticos, como hidratantes, na indústria alimentos e bebidas – com destaque para alta capacidade de combate aos radicais livres – entre outras possibilidades. “A parceria com a AQIA vem justamente para agregar valor aos grãos de café e torná-los ingredientes importantes para diversos segmentos da indústria”, lembrou o presidente da Cooxupé. 

No estande, os visitantes e empresários puderam experimentar o Prima Qualita – cookie funcional. Durante a FiSA, a linha AQIA Coffee colocou em exposição cinco tipos de componentes: Slim Green Coffee (capsula de chá), Nutri Coffee (pó micronizado), Coffee Crunch (Prima Qualita – Cookie funcional), Cherry Coffee Oil (líquido viscoso) e Green Coffee Micro (torta de café arábica micronizada). 

Benefícios

Consultora do projeto, a especialista Sônia Corazza – com 39 anos de atuação na área Cosmética, em departamentos de Pesquisa & Desenvolvimento de Novos Produtos – destaca que o grão de café é extremamente rico, possuindo grande variedade de minerais, aminoácidos, lipídios, açúcares, vitaminas, cafeínas e, em maior quantidade que todos os demais componentes, os ácidos clorogênicos – que são seus principais compostos bioativos.  

Pesquisas realizadas com renomadas instituições como UNICAMP e UNESP Araraquara mostraram que as propriedades encontradas no grão de café desempenham funções como: antioxidantes, sequestrante de radicais livres, regenerador tessitular (cicatrizante), calmante (ação anti-inflamatória), protetor à pele contra os raios UV, prevenção do fotoenvelhecimento, estimulante da regeneração celular dermo-epidérmica, entre outros.

Cooxupé e Aqia mostram para as indústrias de alimento e de cosmético as vantagens do café

Público descobriu no estande da Aqia que o consumo do café vai muito além das xícaras.

 


COLUNISTAS