sexta, 19 Abr , 2024
evidencia

TÉCNICOS E AGRÔNOMOS DA COOXUPÉ APERFEIÇOAM CONHECIMENTOS PARA AJUDAR CAFEICULTOR NO MANEJO E CONTROLE DA BROCA

há 6 anos

A Cooxupé sediou, nos dias 31 de agosto e 1º de setembro, a reunião ordinária do GETC (Grupo Técnico de Especialista em Cafeicultura) Cooperativas, em Guaxupé. Entre as atividades foram realizadas as palestras sobre Estratégias de Manejo para o Controle da Broca (com Andres Felipe Duarte, pesquisador da Syngenta Colômbia) e sobre considerações da safra 2017 influenciadas pelo clima (com Éder Ribeiro dos Santos, coordenador de Geoprocessamento da Cooxupé). 

A programação ainda contou com uma visita ao Complexo Industrial Japy, além da comemoração dos 10 anos de atividades do GTEC Cooperativas.


Controle da Broca
 

Profissionais do departamento de Desenvolvimento Técnico da Cooxupé participaram da palestra sobre Estratégias de Manejo para o Controle da Broca. Segundo Maciel Yukio Nishioka, coordenador de Desenvolvimento Técnico da cooperativa, a palestra abordou os cuidados necessários e a utilização de defensivos químicos. “A capacitação de toda a equipe do corpo técnico da Cooxupé foi focada no manejo cultural”, disse. Ainda segundo ele, esse manejo passa por uma colheita bem feita, com repasse dos frutos remanescentes nas plantas, recolhimento dos cafés caídos no chão e a capacitação dos cooperados para que eles possam fazer o monitoramento de suas lavouras e combater a broca de maneira eficiente. 

João Henrique Gonçalves Neves, da Syngenta, relatou que entre as propostas para o controle da broca levantadas no encontro está a união. “Precisamos unir forças com fabricantes de máquinas colhedoras e máquinas recolhedoras do chão e as empresas de defensivos químicos, para que juntos nós possamos encontrar maneiras e soluções para os cooperados manejarem a broca em suas lavouras”, disse. 

Ele destaca o exemplo da Colômbia, mostrado pelo palestrante Andres Felipe Duarte. O país enfrenta um problema de broca ainda maior do que no Brasil, por outro lado, o manejo da praga lá está sendo mais estudado e levado mais a sério. “Na Colômbia eles têm colheita o ano inteiro, o ano todo com café na árvore. Por isso, o manejo é levado à risca”. 

O GTEC 

O GTEC (Grupo Técnico de Especialista em Cafeicultura) é uma iniciativa da Syngenta, composta por sete grupos técnicos regionalizados com mais de 200 técnicos influenciadores da cadeia do café em que toda a Cafeicultura Brasileira está representada. 

Nas reuniões ordinárias do GTEC Cooperativas são discutidos diversos temas regionalmente, visando difusão de tecnologia e representatividade de uma classe importante na produção de riquezas do país, que é o Cafeicultor Brasileiro.

Agrônomos e técnicos da Cooxupé aperfeiçoam conhecimentos e auxiliam produtores no controle da broca nas lavouras

 

 


COLUNISTAS