sábado, 20 Abr , 2024
evidencia

EMPREENDER!

há 7 anos

O conceito Empreendedorismo foi popularizado pelo economista Joseph Schumpeter, em 1945. Segundo Schumpeter, o empreendedor é alguém versátil, que possui as habilidades técnicas para saber produzir, capitalista, que consegue reunir recursos financeiros e humanos, organizar as operações internas e realizar as vendas da sua empresa. De fato, Schumpeter chegou a escrever que a medida para uma sociedade ser considerada capitalista é saber se ela confia seu processo econômico ao homem de negócios privado. 

 No Brasil temos um povo criativo e empreendedor por natureza e também adquirimos culturalmente o legado do jeitinho ou desorganização. Assim, seis entre dez empresas fecham antes dos cinco anos! O sonho de ter o próprio negócio infelizmente pode acabar em pesadelo para o pequeno empreendedor. Muitas vezes ele usa o dinheiro que guardou a vida toda para abrir um negócio e aposta todas as suas fichas para que a iniciativa seja um sucesso. Mas, o que podemos constatar é que a maioria das pequenas empresas fecham suas portas. Segundo estudos os motivos são: 

- 7% dessas empresas fecham por falta de lucro;

- 20% encerram o negócio por falta de capital;

- 60% dos pequenos empresários do Brasil não sabem precisar se têm lucro ou prejuízo. Falta de planejamento, controle, avaliação de custos e avaliação de resultado. 

Esses dados nos fazem constatar que as empresas fecham por falta de uma gestão adequada dos seus recursos. Controle financeiro e administrativo. Uma boa ideia e trabalho duro não são suficientes para o sucesso do negócio. O empreendedor deve manter a cabeça aberta e procurar por especialistas que balizem suas tomadas de decisão e aferem o resultado da gestão de forma profissional. A concorrência e muito grande e não podemos achar que podemos fazer tudo sozinho, a interdependência (fracionamento de conhecimento) é cada vez maior e temos de usa-la a nosso favor! Temos de aumentar o nosso conhecimento em relação ao nosso negocio, para escaparmos da ruina financeira, procurando trabalho especializado e investindo em capital de conhecimento. 

A vida é cheia de oportunidades e temos de abraça-las de coração aberto. Se seu sonho é empreender, cabeças erguidas, fora dos preconceitos de procurar por especialistas, eles estão ai para ajudar! Mas lembre de procurar por bons profissionais e nunca se esqueça, a empresa é sua responsabilidade.

Tome as decisões corretas!

Forte abraço ate mês que vem COMPANHEIRO DINHEIRO!


COLUNISTAS