sexta, 26 Abr , 2024
evidencia

EVIDÊNCIA REVISTA TAMBÉM ESTÁ “UNIDA POR CRIANÇAS MAIS SAUDÁVEIS”

há 6 anos

Dia 26 de agosto, centenas de famílias rio-pardenses participaram do “1º Dia Unidos Por Crianças Mais Saudáveis”. O programa, cujo objetivo é desenvolver hábitos saudáveis nas crianças, principalmente com relação à alimentação e atividade física, está sendo desenvolvido há três anos em São José, sendo que a cidade foi escolhida como pioneira para a execução do projeto.

Desde seu início, Evidência Revista esteve presente na divulgação, inclusive em sua capa na inauguração do programa.

E este incentivo da revista só aumentou ano após ano, uma vez que Evidência abraçou esta causa para promover hábitos mais saudáveis não apenas nas crianças, mas em toda a família.

No “1º Dia Unidos Por Crianças Mais Saudáveis” não podia ser diferente. Evidência Revista esteve presente apoiando mais uma vez o projeto, e fazendo a cobertura fotográfica do importante evento.

Vinte e nove escolas, incluindo municipais, estaduais e particulares participaram das atividades, promovidas em um espaço especial montado nas dependências do DEC – Departamento de Esportes e Cultura (Tartarugão).

As atividades e brincadeiras foram desenvolvidas com o intuito de estimular a prática de atividade física, principalmente nas crianças, mostrando como é divertido e prazeroso brincar em grupo, com amigos e familiares.

Durante o evento, os participantes também puderam degustar diferentes frutas, conhecer verduras e legumes, além de bebidas saudáveis.

Apesar de o tema ser muito sério, prova disso são os números alarmantes da Obesidade Infantil no mundo, o “Unidos Por Crianças Mais Saudáveis” desenvolveu uma cultura alimentar saudável brincando com as crianças, através de formas lúdicas e interativas, como a “Legião dos Superpoderes”, que despertaram a curiosidade e aguçaram a criatividade das mesmas.

PROJETO TERÁ NOVO MOMENTO NA CIDADE

 

O evento realizado dia 26 de agosto foi um marco do início da nova fase do programa “Unidos Por Crianças Mais Saudáveis” em São José. A partir de agora, a iniciativa conta com a participação da comunidade para dar continuidade às atividades e missões saudáveis, com o apoio das ferramentas digitais do programa, incluindo o site, a página no Facebook, o game Legião dos Superpoderes e o novo aplicativo UNIDOS, disponível gratuitamente na internet.

 

 

“O 1º Dia Unidos por Crianças mais Saudáveis simboliza o início de um novo momento do programa aqui em São José do Rio Pardo, em que contamos com o apoio ativo de todos vocês: pais, famílias, professores e educadores para manter as crianças engajadas nas missões saudáveis. E agora, com o apoio do poder público local e das Secretarias de Educação e Esportes, teremos anualmente o “Dia Unidos Por Crianças Mais Saudáveis”, sempre no último sábado de agosto, para todos os anos lembrarmos de refletir sobre adotar hábitos mais saudáveis”, afirmou a gerente do programa, Samantha Bull.

 

 

AÇÕES SOCIAIS

Ao longo de julho e agosto, a Fundação Nestlé, por meio do programa Unidos por Crianças mais Saudáveis, também realiza duas ações sociais na cidade com o apoio do Departamento de Educação e Cultura. Uma das iniciativas, o projeto “Tênis Social”, conta com a parceria da tenista Patrícia Medrado para levar capacitação no esporte para professores da rede municipal. Em julho, os educadores receberam aulas no DEC e materiais de apoio para orientar e estimular a prática do tênis entre os alunos. 

A outra iniciativa é o projeto “A cidade através da lente” que, durante uma semana de julho, promoveu oficinas e atividades práticas sobre técnicas fotográficas e o uso correto de câmeras digitais para crianças e jovens atendidos pelo Projeto Mapear e da Casa de Cultura e Cidadania. As aulas foram ministradas pela fotógrafa Karina Bacci e pela professora de artes visuais e design, Andrea Souza. Em setembro, as imagens produzidas pelos participantes serão exibidas em uma exposição no Mercado Municipal, que será revitalizado com o apoio da Fundação Nestlé e do programa Unidos por Crianças mais Saudáveis.

RESULTADOS 

O Unidos por Crianças mais Saudáveis foi implementada pela Nestlé em São José do Rio Pardo como projeto-piloto e completou dois anos em junho de 2017. Neste período, alcançou resultados relevantes, deixando um legado positivo para toda a cidade. O programa estimulou a participação das famílias nas atividades e já superou a marca de 4,6 mil crianças cadastradas no game Legião dos Superpoderes. Foram realizadas mais de 200 mil missões saudáveis, incluindo desafios relacionados à alimentação e também atividades físicas em diferentes espaços da cidade. No site do game Legião dos Superpoderes, principal plataforma de ativação das mensagens do programa, foram registradas mais de 81 mil visitas e, somando todas as redes sociais do programa, mais 1,5 milhão de interações. Nestes dois anos, 29 escolas públicas e privadas de São José do Rio Pardo aderiram ao programa. No mesmo período, o QG do Legião dos Superpoderes recebeu mais de 8 mil visitas

Desde o início de sua implementação, o programa promoveu atividades em diversos locais da cidade, incluindo oficinas, ações em escolas e degustações de alimentos saudáveis em mercados. No total, foram mais de 8 mil degustações. Também merece destaque o engajamento de pais e educadores, que contribuíram para ampliar e tornar mais fortes as mensagens e desafios propostos e estão preparados para dar continuidade à iniciativa. O envolvimento da sociedade em São José do Rio Pardo trouxe legados relevantes e parceiros como o supermercado Fonseca, que cedeu espaço para degustações, a Atlhetic comp, que ofereceu aulas gratuitas, além do apoio do poder público. Também contamos com o suporte dos pais que, após o lançamento do aplicativo, agora podem realizar as pontuações. 

APLICATIVO

Destinado aos pais e responsáveis, como ferramenta para estimular e auxiliar na realização de missões saudáveis, o aplicativo UNIDOS está disponível para dispositivos com sistemas Android e iOS. Para baixar, basta acessar a Play Store ou a Apple Store, buscar pelo nome do aplicativo (“UNIDOS”) e dar início à instalação. Depois é só se cadastrar e inserir os dados da criança também participante do programa e do game Legião dos Superpoderes. A partir daí, é possível registrar o consumo de alimentos saudáveis, de brincadeiras e atividades físicas, de momentos saudáveis em família e desafios com registro em foto. As atividades realizadas pelos pais geram superpoderes que podem ser utilizados pelas crianças no game Legião dos Superpoderes. Por meio do aplicativo também é possível acompanhar as novidades e eventos do programa.

Mais informações:

Website: https://www.unidosporcriancas.com.br/

Fanpage: https://pt-br.facebook.com/UnidosPorCriancas/


COLUNISTAS