tera, 23 Abr , 2024
evidencia

DORES REUMÁTICAS E RESFRIADOS, O QUE FAZER?

há 7 anos

Alteração climática é sinal de resfriado, dores nas juntas, coriza, tosse. Já estamos no outono e logo o inverno chega. O clima não costuma ser igual todos os anos, mas sempre tem aquela semana, dia, que sentimos que o tempo mudou e que é necessário agasalhar um pouco mais. 

No tempo mais fresco e frio, o reumatismo costuma dar bastante sinal de existência. As dores intensificam devido ao frio e o consumo de anti-inflamatório entra em ação. Na fitoterapia, existem algumas opções de anti-inflamatório natural. Podem ser utilizadas as seguintes plantas para o tratamento das doenças reumáticas: Sucupira, Chapéu de Couro, Garra do Diabo, Erva Baleeira e Unha de Gato.  Não há nenhuma restrição conhecida às essas plantas, salvo a exceção de alergia. 

Antigamente, costumavam deixar curtir a semente da sucupira no vinho ou no conhaque para consumir de 2 a 4 cálices por dia, para o tratamento das dores. Hoje já é possível encontrar a sucupira pronta no formato de tintura ou cápsula. O que torna mais fácil e ágil o início do tratamento.

Durante o outono e o inverno, a incidência de quadros infecciosos ou alérgicos acompanhados por tosse aumenta consideravelmente.
As crianças menores são as que mais sofrem. Ambientes fechados, com pouca ventilação, aglomeração de pessoas e ar seco conspiram a favor das gripes, resfriados e alergias, que frequentemente vêm seguidos da tosse.·.

O que fazer? É possível já iniciar um tratamento para aumentar a imunidade, usando o Própolis – que é considerado um antibiótico natural e age no fortalecimento do sistema imunológico – o gosto é bem forte e deve ser diluído em água, suco ou mel. Já as tosses cheias (com catarro no peito) é bastante eficaz o uso do Guaco, Assa Peixe, Eucalipto, Poejo, entre outros que são plantas que auxiliam na expectoração do catarro e agem como broncodilatoras naturais. As plantas são encontradas na forma de chá ou xarope, e seu uso é recomendado para crianças com mais de 1 ano. 

DICA: Com ação imunoestimulante, anticancerígena e vaso dilatadora, o ÓLEO DE ALHO auxilia no fluxo sanguíneo regulando a pressão arterial. Possui mais de 30 elementos derivados do enxofre, o que o torna capaz de reduzir o colesterol ruim. Sua capacidade antigripal auxilia no combate ao mal-estar e elimina a coriza. Além disso, para quem gosta de pescaria e um ótimo repelente natural.


COLUNISTAS