terça, 23 Abr , 2024
evidencia

COMPULSÃO ALIMENTAR PERIÓDICA

há 7 anos

Olá amigos da Evidência Revista!

Este mês iremos falar sobre Transtorno da Compulsão Alimentar Periódica (TCAP).

O Transtorno da Compulsão Alimentar Periódica é uma síndrome caracterizada por uma grande ingestão de alimento, acompanhado por perda de controle sobre o que ou o quanto se come. Para caracterizar o diagnóstico, tais episódios devem ocorrer pelo menos duas vezes por semana em um período de seis meses. Como o ato de comer está associado à sensação de prazer, muitas vezes, comemos mais do que seria indicado para suprir as necessidades do nosso organismo.

Geralmente, estas pessoas que perdem o controle quando começam a comer, são os comedores compulsivos, que precisam de ajuda para superar tal dificuldade.

Por se tratar de um comportamento compulsivo, os pensamentos ou atos que o sujeito realiza lhe parecem de uma força incontrolável. São pensamentos ou atos contra qual, normalmente, o sujeito gostaria de lutar.

Podemos afirmar que o que caracteriza a compulsão alimentar não é a gula, mas a relação do sujeito com o que come e com suas emoções. Para cada pessoa o problema surge de uma forma. Mas podemos apontar problemáticas relacionadas principalmente, à auto-imagem e auto-estima. E também, a origem pode ser relacionada a questões emocionais/afetivas. Outro fator agravante é que podem ocorrer tentativas frustradas de controlar o peso. E com a insatisfação ocorre movimento inverso, a pessoa passa ao uso exagerado de alimentos, como forma de resolver estes problemas emocionais.

Uma das características emocionais das pessoas que sofrem com compulsão alimentar é a dificuldade de separar o que é fome (fisiológica) do que é vontade de comer. E, ainda, a utilização do conforto que a comida traz para tirar o foco de outros sentimentos desagradáveis, como tristeza ou tédio, por exemplo.

E sim, o ato de comer traz alívio e conforto, mas, quando isso se transforma em um mecanismo para lidar com sentimentos, pode se estabelecer um TCAP. Claro que as causas são várias, mas esta é uma delas.

Um episódio de compulsão alimentar consiste na ingestão rápida de uma quantidade muito grande de comida, decididamente maior do que a maioria das pessoas faria. Há também grande desconforto físico envolvido, porque o estômago sofre uma grande e rápida dilatação.

Para o tratamento é necessário uma equipe multidisciplinar, com psicólogos, nutricionistas, médicos clínicos e psiquiatras.

A terapia cognitivo-comportamental se mostra eficaz no Transtorno da Compulsão Alimentar Periódica, pois ensina estratégias para controle do transtorno, para a modificação de hábitos alimentares e o desenvolvimento de estratégias para adesão a exercício físico. A TCC trabalha também nestes casos com a auto-estima, a redução da ansiedade associada à aparência e a modificação do sistema de crenças disfuncionais.

É importantíssimo que haja diálogo e compreensão por parte da família e pessoas próximas, e que encarem a compulsão como uma impossibilidade, como uma doença e não como mera perda de controle, má vontade e preguiça em mudar.

Dúvidas mandem e-mail para: amanda.lodovichi@gmail.com

Obrigada e até a próxima!


COLUNISTAS