quinta, 25 Abr , 2024
evidencia

DEZ QUESTÕES SOBRE DOR NAS COSTAS QUE TALVEZ VOCÊ NÃO SAIBA

há 6 anos

Olá Amigos da Revista Evidência!

É certo que ninguém quer ficar sofrendo com dor, não é mesmo?  Por isso, resolvi disponibilizar dez dicas baseadas nas últimas evidências científicas em relação a dor nas costas. Este pequeno guia foi desenvolvido por um seleto grupo de pesquisadores renomados dos USA e Inglaterra, que atualmente, são a referência no estudo da dor lombar. Embora polêmico, mas altamente científico, ele vem com a intenção de quebrar muitos mitos e crenças erradas sobre a dor nas costas. Espero que aproveitem!

  1. A dor lombar é muito comum e normal. Apenas 2% das dores lombares são graves.
  2. Exames de imagem (por exemplo, ressonância magnética) são raramente necessários.
  3. Se você “travou” suas costas, não significa que algo está fora do lugar. Isso é mito. Se uma coluna “saiu do lugar”, isso só pode acontecer com um acidente de carro, por exemplo. E bem grave.
  4. Repouso (ficar deitado ) por tempo prolongado não resolve muita coisa a longo prazo. Muitas vezes irá piorar seu problema.
  5. A cirurgia para dor lombar raramente é necessária nos dias de hoje.
  6. Ficar evitando atividades e se mover com muito cuidado, não vão ajudar em longo prazo. Ou seja, o movimento é benéfico para sua dor nas costas.
  7. O sono ruim, ou a falta dele, prejudica e muito sua dor nas costas.
  8. Estresse, mau humor, depressão, preocupações, ansiedade e sedentarismo influenciam também negativamente na sua dor lombar.
  9. O exercício, seja ele qual for ( academia, pilates, caminhada) é bom e seguro. Não existe até hoje um exercício comprovadamente melhor do que outro para a dor nas costas. Faça o que lhe dá prazer.
  10. A dor lombar crônica pode melhorar sim! Não é porque você sofre com dor há dez anos que não há possibilidade de melhora.

Obviamente, tirar suas dúvidas com o profissional de saúde é altamente indicado, mas este guia tem como propósito apenas desmistificar crenças que as pessoas têm sobre dor nas costas e que “já caíram por terra”.  Sempre bom lembrar que hábitos de vida saudáveis, como boa alimentação, sono adequado e prática de exercícios físicos já conseguiriam prevenir uma boa parte das dores lombares!

Grande abraço e até a próxima!

Adaptado de: Peter O´sullivan, Kieran O´sullivan, Derek Griffin, Mary O´keefe


COLUNISTAS