Olá Amigos da Revista Evidência!
É certo que ninguém quer ficar sofrendo com dor, não é mesmo? Por isso, resolvi disponibilizar dez dicas baseadas nas últimas evidências científicas em relação a dor nas costas. Este pequeno guia foi desenvolvido por um seleto grupo de pesquisadores renomados dos USA e Inglaterra, que atualmente, são a referência no estudo da dor lombar. Embora polêmico, mas altamente científico, ele vem com a intenção de quebrar muitos mitos e crenças erradas sobre a dor nas costas. Espero que aproveitem!
- A dor lombar é muito comum e normal. Apenas 2% das dores lombares são graves.
- Exames de imagem (por exemplo, ressonância magnética) são raramente necessários.
- Se você “travou” suas costas, não significa que algo está fora do lugar. Isso é mito. Se uma coluna “saiu do lugar”, isso só pode acontecer com um acidente de carro, por exemplo. E bem grave.
- Repouso (ficar deitado ) por tempo prolongado não resolve muita coisa a longo prazo. Muitas vezes irá piorar seu problema.
- A cirurgia para dor lombar raramente é necessária nos dias de hoje.
- Ficar evitando atividades e se mover com muito cuidado, não vão ajudar em longo prazo. Ou seja, o movimento é benéfico para sua dor nas costas.
- O sono ruim, ou a falta dele, prejudica e muito sua dor nas costas.
- Estresse, mau humor, depressão, preocupações, ansiedade e sedentarismo influenciam também negativamente na sua dor lombar.
- O exercício, seja ele qual for ( academia, pilates, caminhada) é bom e seguro. Não existe até hoje um exercício comprovadamente melhor do que outro para a dor nas costas. Faça o que lhe dá prazer.
- A dor lombar crônica pode melhorar sim! Não é porque você sofre com dor há dez anos que não há possibilidade de melhora.
Obviamente, tirar suas dúvidas com o profissional de saúde é altamente indicado, mas este guia tem como propósito apenas desmistificar crenças que as pessoas têm sobre dor nas costas e que “já caíram por terra”. Sempre bom lembrar que hábitos de vida saudáveis, como boa alimentação, sono adequado e prática de exercícios físicos já conseguiriam prevenir uma boa parte das dores lombares!
Grande abraço e até a próxima!
Adaptado de: Peter O´sullivan, Kieran O´sullivan, Derek Griffin, Mary O´keefe