quinta, 25 Abr , 2024
evidencia

COMO ACABAR COM AS BRIGAS POR CAUSA DE DINHEIRO!

há 6 anos

O dinheiro pode ser um dos assuntos mais difíceis para um casal conversar calmamente. Não é de admirar que muitas vezes esteja no topo da lista dos motivos das discussões dos casais. Vamos listar algumas atitudes que poderão lhe ajudar. 

1 - Fazer um orçamento familiar

Para saber exatamente para aonde o dinheiro vai, é preciso ter certo controle das despesas e também das receitas. Com o orçamento familiar, você saberá quanto separar para os gastos individuais. Essa ação evitará muitos conflitos. 

2 – Redefinir hábitos de consumo

Sabemos que mudar hábitos é tarefa difícil, mas se houver boa vontade e um bom motivo, torna-se muito mais simples. Será necessário diálogo para que haja consenso na redefinição dos hábitos de consumo. A economia ou os cortes não podem ocorrer apenas de um lado. 

3 - Aprender a falar com calma sobre dinheiro

Dependendo de como foi criado, talvez você ache constrangedor consultar outros, especialmente seu cônjuge, a respeito de dinheiro. Mesmo assim é bom aprender a conversar sobre esse assunto importante.

4 - Entrar num acordo sobre quem fará o quê

Levando em conta os pontos fortes e fracos um do outro, conversem sobre como dividir as responsabilidades. Depois de uns dois meses, avaliem como estão se saindo. Estejam dispostos a fazer ajustes. 

5 - Não escondam suas compras

Se você tem o costume de fazer isso, sentirá muita dificuldade em dialogar com sinceridade.
Para que as finanças do casal sejam saudáveis, é preciso confiança e cumplicidade. Mentir e omitir não ajudará em absolutamente nada.

 6 - Combinar os gastos individuais

Uma boa dica é separar uma quantia mensal do orçamento para que cada um possa fazer seus gastos individuais, sem a interferência do outro. Isso ajuda até na manutenção da autoestima, pois cada um vai se sentir responsável em fazer bom uso deste dinheiro. 

Conversar sobre dinheiro não pode sufocar o amor. Conversando sobre como quer gastar o dinheiro, o casal compartilha sonhos e reafirma o compromisso com o casamento. Consultar o parceiro antes de fazer uma compra grande, mostra respeito. Ter liberdade para gastar determinada quantia, demonstra confiança mútua. Um relacionamento assim, sem dúvida, vale muito mais do que dinheiro.

Forte abraço até mês que vem, Companheiro Dinheiro!


COLUNISTAS