Muitas mulheres sofrem por não conseguirem usar seus adorados brincos e evitam mostrar suas orelhas por vergonha de sua aparência. A “orelha rasgada” ou envelhecida são as principais queixas.
O lóbulo é a porção inferior da orelha, local onde são colocados os brincos e ornamentos. O uso de prolongado de brincos pesados, alargadores ou trauma local pode causar o alargamento do orifício, ou até mesmo sua ruptura completa. Dá-se o nome de orelha bífida ou fissurada quando isso acontece.
Essa alteração impede o uso de brincos, piercings e demais ornamentos, além de causar alteração estética.
Através de uma cirurgia ambulatorial, com anestesia local, sem dor, sem internação e com duração média de 30 minutos, é possível corrigir o problema. É realizada uma pequena retirada de pele e com pontos a parte rasgada é colada ao outro lado.
Usualmente recomenda-se aguardar entre 2 e 3 meses para recolocação de brincos, evitando a pequena cicatriz resultante. Há técnicas em que é possível fazer um novo furo no mesmo tempo cirúrgico ou manter uma pequena abertura no mesmo local, o que possibilita o uso de brincos.
Outra alteração comum nessa região é a perda da elasticidade e do colágeno causadas pela idade, ocasionando um alongamento e aspecto “murcho” do lóbulo da orelha.
Para essas alterações é possível fazer a retirada do excesso de pele ou preenchimento com uso de ácido hialurônico para rejuvenescimento.
Dicas para evitar a fissura do lóbulo da orelha:
- Evitar fazer o furo do brinco muito baixo, o que deixa uma pequena quantidade de pele para sustentar todo o peso
- Evite brincos grandes e pesados
- Cuidado para não enroscar os brincos em roupas e cobertores
- Bebês e crianças pequenas podem puxar brincos e rasgar a orelha de uma só vez
- Tire os brincos ou proteja-os ao praticar esportes de contato como lutas, futebol, etc.