sexta, 19 Abr , 2024
evidencia

VOCÊ SABIA QUE A COMUNICAÇÃO POSITIVA É A BASE PARA A CONSTRUÇÃO DE RELACIONAMENTOS SAUDÁVEIS?

há 6 anos

É nas relações entre pais e filhos que a criança aprende os preceitos básicos de como se relacionar. Desta forma, uma família que utiliza a comunicação positiva estará proporcionando aos seus filhos a chance de construírem relações saudáveis no decorrer da vida. Partindo dessa premissa, é fundamental que as crianças estejam inseridas em ambiente familiar amoroso, sensível, acolhedor e cognitivamente estimulante para seu desenvolvimento, inclusive o da aprendizagem e da linguagem.

Os três primeiros anos de vida são considerados fundamentais para o desenvolvimento humano, tanto no que diz respeito aos aspectos intelectuais, emocionais, sociais e psíquicos, criando condições para que a criança se torne um adulto capaz de conduzir positivamente sua vida.

É fundamental que os pais sejam esclarecidos da importância da sua participação no desenvolvimento dos seus filhos. Necessitam saber que são eles que vão moldar este desenvolvimento e por isso precisam estar atentos e informados para agir da melhor forma.

Algumas dicas que podem ajudar na comunicação entre pais e filhos:

1) Escute com atenção seu filho. A escuta ativa exige que você ouça atentamente sem interrupções, procurando entender as palavras, as emoções de quem está falando. É importante evitar qualquer tipo de distração (celular, televisão) a fim de dedicar exclusiva atenção ao que a criança está falando.

2) Respeite seu filho. O tom da fala é tão importante quanto às palavras, então, fale com seu filho em um tom respeitoso. Não fale de uma forma que você não falaria com outras pessoas.

3) Fique no mesmo nível do olhar da criança. Quando for conversar com seu filho, se abaixe para ficar na altura da criança. Este gesto favorece uma forma de comunicação aberta, e mostra que você está realmente disponível para a conversa. 

4) Cuidado! Uma palavra má, um desprezo, deixa uma marca no mundo emocional da criança podendo gerar até uma depressão futuramente. Já a linguagem positiva promove atitudes mais comprometidas nas crianças.

5) Seja empático. Tente enxergar os fatos do ponto de vista do seu filho, e legitime as suas emoções. A empatia além de auxiliar na comunicação, faz com que o outro se sinta acolhido e entendido nos seus sentimentos.

6) Seja assertivo. Uma comunicação assertiva permite que você expresse os seus sentimentos, necessidades e desejos efetivamente, sempre respeitando os direitos das outras pessoas. É importante também ensinar a criança a ser assertiva, para que ela possa se expressar adequadamente.

Pais, então lembrem-se, a linguagem positiva com as crianças as encoraja, acima de tudo, a ter uma visão mais positiva de si mesmas para se superarem. Tornando-se assim, adultos emocionalmente mais saudáveis.


COLUNISTAS