O que é:
O sorriso gengival alto é caracterizado por uma exposição exagerada da gengiva, trazendo desequilíbrio entre as proporções lábios, gengiva e dentes. É mais comum nas mulheres, com estimativa de atingir 10% da população feminina.
Como identificar:
Esse excesso da gengiva pode ser identificado quando, ao sorrir, expõe mais do que 3 a 4 milímetros da gengiva.
Causas:
A origem pode ser por diversos fatores, dentre os mais comuns estão: Hipertrofia gengival, distúrbios hormonais, lábios pequenos, excesso maxilar, hiperatividade dos músculos elevadores do lábio e coroa dos dentes curta.
Tratamento:
Importante identificar a causa e assim propor o tratamento mais adequado. Muitas vezes é necessário associar mais de um procedimento
- O uso da toxina botulínica (Botox) está indicado nos casos em que o lábio superior se eleva demais ao sorrir. Tem duração aproximada de 6 meses.
- O preenchimento labial com ácido hialurônico promove volumização do lábio superior.
- Gengivectomia e gengivoplastia: cirurgia em que o excesso de gengiva é removido cirurgicamente. Realizado por cirurgiões dentistas.
- Ortodontia e cirurgia ortognática: o uso de aparelho dental e cirurgia estão indicados para reposição e readequamento ósseo nos casos mais acentuados, em que o problema é de origem esquelética.