quinta, 25 Abr , 2024
evidencia

FIOS DE SUSTENTAÇÃO FACIL: DO FIO DE OURO AO SILHOUETTE

há 7 anos

Há muito tempo médicos e pesquisadores procuram maneiras menos invasivas e mais baratas para apagar os efeitos do envelhecimento em nossos rostos. Como alternativa para o lifting cirúrgico já foram testados inúmeros tratamentos que tiveram seu ápice e depois seu esquecimento. O tratamento da atualidade é o fio absorvível de acido polilático.

Histórico: As primeiras tentativas de realizar um rejuvenescimento facial com fios data de década de 60, em que fios de nylon ou de FIOS DE OURO foram usados para tracionar os músculos e pele facial. A principio a ideia parecia ótima e os resultados agradáveis. Porem com o passar do tempo notou-se que havia a formação de granulomas (caroços) e o efeito era passageiro.

Como alternativa os fios inabsorvíveis foram substituídos por outros de poliamida, material elástico que desaparece do organismo após cerca de 5 anos. Conhecido como FIO BULGARO ou RUSSO (erroneamente), por ter sido apresentado por Nicolay Serdev, tem como vantagens a maior duração e menor formação dos granulomas. Entretanto também acabou perdendo popularidade por não ser eficaz no tratamento de flacidez acentuada.

Atualmente foram lançadas algumas versões mais modernas dos fios de sustentação, como o SILHOUETTE, é feito de ácido poli lático e o Miracu, de polidioxanona. Esses materiais são utilizados como estimulador de colágeno há anos, através de produtos como o Sculptra. São totalmente absorvidos pelo organismo, impedindo reações e rejeições a longa prazo. Durante sua absorção promovem uma hidratação profunda e estimula a produção de colágeno, o que se traduz em melhora da elasticidade, espessura e qualidade da pele.

O efeito lifting, tração da pele, dura pouco meses, mas o tratamento da pele é de longa duração (cerca de 2 anos). Deve ser entendido como um tratamento da pele e não um procedimento estético. É indicado para casos de flacidez leve ou moderada, não substituindo o lifting cirúrgico, mas sim postergando-o. Pode ser associado a outros tratamentos cosmiátricos, como Botox e preenchimento com ácido hialurônico.

  

FIO SILHOUETTE:

 O que é: Feito de ácido polilático, totalmente absorvido pelo organismo.

 Para que serve: Tratamento de rugas e flacidez cutânea de leve a moderada, com melhora da qualidade da pele

 Como é feito: Aplicado sob anestesia local em consultório médico, com duração de 30 minutos.

 Durabilidade: O efeito é notado instantaneamente mas tem seu pico em 3 semanas. Sua duração média é de 18 meses.

 Custos: Variável, depende da quantidade de fios necessários.


COLUNISTAS