sexta, 19 Abr , 2024
evidencia

DRA. LUCIANA PION EXPLICA A IMPORTÂNCIA DA PREVENÇÃO DA CÁRIE DENTÁRIA DESDE A INFÂNCIA

há 6 anos

Texto: Natália Tiezzi Manetta

Ao contrário do que muitos pensam, a cárie dentária é sim uma doença. E essa doença pode ser a porta de entrada para demais bactérias em nosso organismo, as quais podem causar diversas doenças sistêmicas.

Além disso, a cárie não é uma doença que ocorre especificamente nas pessoas que já possuem a dentição permanente. Ela também pode ocorrer em crianças durante a dentição de leite, muitas vezes, causando incômodo e dor.

Para discutir e explicar sobre este assunto tão importante, a Evidência Revista apresenta a dentista Luciana Pion. A profissional, que reúne diversos títulos, se formou em 2009 pela Faculdade Hermínio Ometto de Araras - Uniararas, é Mestre em Odontopediatria pela Universidade de São Paulo onde realizou, além de sua pesquisa clínica sobre prevenção da cárie, um estágio voltado ao atendimento exclusivo de adolescentes (Odontohebiatria). Também fez residência na Associação de Assistência à Criança Deficiente - AACD e é Especialista em Ortodontia (Terapia Bioprogressiva de Ricketts) pela Universidade Camilo Castelo Branco. Luciana ainda ministra aulas no curso de especialização em Terapia Bioprogressiva de Ricketts em São Paulo e participa do curso de Mestrado da Faculdade São Leopoldo Mandic de Campinas.

Recém-chegada a São José, Luciana já atende em seu consultório, localizado à Rua Francisco Glicério, nº 240, bem no Centro da cidade.

“Estou muito feliz com essa nova etapa profissional e os atendimentos estão voltados tanto para o público adulto como para o atendimento de crianças e adolescentes”, explicou.

OS CUIDADOS BUCAIS NA PRIMEIRA INFÂNCIA

Durante a entrevista, a dentista destacou que os cuidados bucais com o bebê devem começar antes mesmo de seu nascimento. “A recomendação é que a partir do momento em que a mulher toma conhecimento da gravidez, ela já procure uma orientação no dentista, tanto para cuidados com a sua própria saúde bucal, quanto para os primeiros cuidados com o bebê”, disse.

Após o nascimento da criança, os cuidados devem continuar, principalmente quando ocorrer a erupção do primeiro dentinho. “A partir deste momento, a higiene bucal com escova de dente e quantidade adequada de creme dental com flúor deve começar”.

A doutora Luciana também alertou sobre o creme dental utilizado pelas crianças. “Ele deve apresentar sempre uma quantidade superior a 1000ppm de flúor, auxiliando na prevenção da doença cárie. Porém, devemos também saber orientar qual a quantidade correta de creme dental indicada para cada criança nas diversas faixas etárias”, observou.

Ela destacou que a cárie em crianças, inclusive a chamada ‘cárie de mamadeira’, que costuma afetar a criança na dentição de leite, vem preocupando os profissionais e seus responsáveis. “Acredito que atualmente a cárie ainda é muito presente na vida de nossas crianças, apesar dos avanços ocorridos na Odontologia, e é considerada a quarta doença crônica com maior custo para tratamento segundo a Organização Mundial da Saúde. Para mim, uma das maiores lacunas a respeito disso, é que a cárie não é vista como uma doença e muitas pessoas acham que dente de leite não dói. Mas eu garanto que dente de leite dói sim!”

Para garantir uma boa saúde bucal, tanto nas crianças, quanto nos jovens e adultos, o principal segredo é a escovação frequente e diária. “Escovar os dentes deve se tornar um hábito em nossas vidas”, declarou.

A escovação deve acontecer pelo menos três vezes ao dia, ou após cada refeição, inclusive após a amamentação nos bebês. “Além disso, não devemos nos esquecer do fio dental”, observou a dentista.

INCENTIVO AOS ADOLESCENTES

A doutora Luciana também cuida da saúde bucal de adolescentes, inclusive por meio da Ortodontia (colocação de aparelhos). Nesta faixa etária, ela disse que seu maior desafio é motivar e incentivar os jovens a manterem o hábito de escovarem os dentes e a usarem o fio dental.

“Muitos adolescentes já vem com esse desestímulo a não higiene bucal de casa e é desafiador mesmo incentivá-lo a mudar esses habitos. Procuro orientar sempre no sentido de que a prevenção é para toda a vida e estimulá-lo da melhor forma possível com uma linguagem apropriada a esse jovem, para que isso não se torne uma tarefa chata, mas sim prazerosa, mostrando os benefícios de uma boca saudável, principalmente nesta fase de mudanças que é a adolescência”, disse.

Por ser especialista em Ortodontia, a dentista fez um importante alerta aos adolescentes que estão colocando aparelho apenas para seguir uma tendência de moda. “Aparelho ortodôntico não é moda e não é brincadeira. O tratamento com esses aparelhos deve ser feito apenas em casos comprovados através de diagnósticos e avaliações de profissionais sérios. Portanto, nunca coloque aparelho apenas para seguir a moda: isso pode comprometer a dentição, causando sequelas irreversíveis nos dentes, como a perda óssea ou até mesmo a perda do dente”.

A MANUTENÇÃO DA SAÚDE BUCAL NOS ADULTOS

Já para o público adulto, doutora Luciana disse que muitos pacientes apresentam restaurações amplas e, que nestes casos, os acompanhamentos pelo dentista devem ser feitos em períodos mais curtos, evitando trocas extensas de materiais obturadores, realizando apenas reparos quando necessário.

“O nosso objetivo é que os pacientes não caiam no que chamamos de ciclo restaurador repetitivo, ou seja, voltar nas consultas de retorno para que restaurem (obturem) novamente aquele dente que já havia sido tratado. Se isso vem acontecendo, quer dizer que a manutenção não vem ocorrendo da melhor forma possível”.

Ela explicou que não só as crianças e adolescentes, mas também os adultos devem reconhecer na escovação a melhor forma de prevenção. “Prevenir uma doença é muito mais fácil do que ter que tratá-la”, concluiu.

SERVIÇO:
Dra. Luciana Pion

Rua Francisco Glicério, nº 240, Centro

Telefones: (19) 3608-5837 e (19) 9-9903-2090 (whatsapp)

Dias e horários de atendimento: De segunda a sexta, das 8h30 às 19h00. Aos sábados, das 9h00 às 13h00.


COLUNISTAS