sexta, 26 Abr , 2024
evidencia

TONTURAS E VERTIGEM: O QUE A FISIOTERAPIA PODE FAZER PRA TE AJUDAR?

há 6 anos

Olá amigos da  Evidência Revista! 

Nesta edição resolvi abordar um tema pouco falado pela mídia e pouco divulgado: o papel da Fisioterapia no tratamento das tonturas e vertigens. Sim! O fisioterapeuta pode te ajudar a tratar esta condição tão incapacitante muitas vezes.

Mas para começo de conversa, devemos entender que Labirintite, que ouvimos por aí, é um termo popularmente conhecido, mas isso não significa que quem sofre de tontura está com Labirintite. É um termo muito vago para descrevermos as tonturas e vertigens, ok?

As tonturas e vertigens podem ter diversas causas, mas as mais comuns, que aparecem nos consultórios, são de dois tipos, a título de curiosidade: as chamadas VPPB (Vertigem Posicional Paroxística Benigna) e as tonturas causadas por Hipofunção Vestibular, ou seja, diminuição da função do nosso Sistema Vestibular, sistema esse muito responsável pelo nosso equilíbrio. Dependendo de cada caso, ou o paciente relata que a tontura é rápida e o ambiente gira ao seu redor, ou na segunda possibilidade, que nada está rodando, mas ele se sente instável, sem equilíbrio. Em alguns casos, a náusea pode acompanhar os sintomas de tontura.

Estes dois tipos, se bem diagnosticados, podem ser tratados pela Fisioterapia, por meio de exercícios, manobras e técnicas específicas, com resultados bem satisfatórios. Vários neurologistas já possuem o hábito de encaminharem pacientes com estes dois tipos de tonturas para o fisioterapeuta. Ah, e o termo utilizado para o tratamento destes pacientes na fisioterapia é Reabilitação Vestibular.

Cabe lembrar que muitas medicações para as tonturas utilizadas a longo prazo podem ter efeito deletério para seu sistema vestibular, ou seja, ao invés de aliviarem seus sintomas, eles podem piorar e não permitir que você melhore do seu quadro! Não é normal conviver com tonturas ok?

Portanto, ao ser diagnosticado com quadro de tonturas ou vertigens, vale a pena procurar também o seu fisioterapeuta especialista na área  para lhe examinar, que pode lhe orientar a Reabilitação Vestibular caso seja indicado e necessário!

Um grande abraço e até a próxima!


COLUNISTAS