segunda, 29 Abr , 2024
evidencia

Pedra na Vesícula

há 1 ano

O que é a vesícula?
A vesícula biliar é uma pequena bolsa em forma de pera, localizada no quadrante superior direito do abdômen, logo abaixo do fígado. Sua principal função é armazenar a bile, um líquido amarelo-esverdeado, rico em colesterol, pigmentos e bicarbonato, produzido pelo próprio fígado. A bile é uma substância que auxilia na digestão das gorduras da alimentação.

Colelitíase é o nome que damos à presença de pedras dentro da vesícula, uma condição que pode ser assintomática em alguns casos, mas pode também provocar intensa dor abdominal se houver inflamação da vesícula.

Como age a bile?
A bile, após sua produção pelas células do fígado, é escoada pelos ductos hepáticos até as vias biliares, juntando-se a substâncias produzidas no pâncreas, formando, assim, um suco de enzimas essencial para a digestão dos alimentos. Esta mistura é lançada no duodeno, onde irá encontrar com os alimentos recém saídos do estômago.

Como a bile é uma substância usada na digestão, não há necessidade de liberá-la para o duodeno quando não há comida saindo do estômago. Por isso, enquanto estamos de estômago vazio, a saída da via biliar fica fechada e toda a bile produzida é armazenada na vesícula biliar.

Portanto, quando estamos em jejum, a bile produzida pelo fígado fica sendo armazenada na vesícula. Quando comemos, a vesícula se contrai e expulsa a bile em direção às vias biliares, para que estas possam chegar ao duodeno.

A capacidade de armazenamento da vesícula é de mais ou menos 50 ml, o que não é muita coisa. A solução encontrada pelo organismo para suprir esta pequena capacidade de armazenamento foi concentrar ao máximo a bile para que ela, ao se dissolver no suco pancreático e aos alimentos, tenha uma ação muito potente. Para concentrar a bile, a vesícula começa a perder água, tornando-a cada vez mais espessa e muito mais forte do que a bile originalmente produzida pelo fígado.

Como surgem as pedras na vesícula?
O processo de concentração da bile na vesícula é feito de modo a torná-la mais espessa, porém, sem que a mesma se solidifique. As pedras na vesícula, chamadas de colelitíase ou cálculo biliar, surgem quando ocorre um desequilíbrio entre a quantidade de água e as substâncias presentes na bile. A pedra pode surgir quando a quantidade de água retirada da vesícula biliar for excessiva ou quando quantidade de substâncias na bile, como colesterol e pigmentos, estiver em quantidades exageradas, tornando-a saturada.

Fatores de risco: Idade, sexo (pedra na vesícula é 3x mais comum em mulheres), Gravidez, Reposição Hormonal, Obesidade, história familiar, rápida perda de peso, diabetes, sedentarismo, alguns medicamentos.

Sintomas: Dor intensa do lado direito do abdome (cólica biliar), que pode irradiar para as costas. Náuseas, vômitos, perda de apetite. São os mais comuns.

Diagnóstico: O diagnóstico é realizado através de consulta médica e realização de exame como, por exemplo; o Ultrassom.

Tratamento: O tratamento de escolha para a grande maioria dos pacientes é a remoção cirúrgica da vesícula biliar. Essa cirurgia se chama colecistectómica e pode ser realizada de maneira convencional ou por videolaparoscopia, que é a mais indicada.

 

Dr. Roger Ibrahim Franchi Cury
Cirurgia Geral • Videolaparoscopia • Endoscopia Digestiva • Balão Intragástrico • CRM 108771

Instagram @rogeribrahimfranchicury

Telefone (19) 3684-2121
WhatsApp: (19) 98969 6759

Rua Francisco Glicério, 1508 - São José do Rio Pardo - SP


COLUNISTAS