segunda, 29 Abr , 2024
evidencia

Espelho Mágico: Há 25 anos proporcionando a você a sua melhor versão

há 1 ano

“O primeiro passo pode não te levar onde você quer. Mas, te tira de onde você está”. Essa frase épica poderia muito bem resumir a história de três irmãs, que há mais de duas décadas estão dando seus primeiros passos praticamente todos os dias, em busca de seus próprios sonhos, mas também proporcionando a muitos clientes vivenciarem suas melhores versões através do dedicado trabalho de cada uma em um dos salões de beleza mais tradicionais da cidade, o Espelho Mágico, que este mês de julho de 2022 completa 25 anos de atividades.

E para festejar essa importante data, recheada de muitas histórias marcantes e momentos de lutas e conquistas, Evidência Revista traz a vocês, internautas, uma capa especial com as irmãs e empresárias: Dulcilene da Silva Rosa Valentin, Rosilene Rosa Valentin e Marlene Rosa Valentin, as quais abraçaram umas as outras para construírem o sonho de terem o próprio negócio e serem mulheres independentes na vida pessoal e profissional.

Paranaenses, filhas de lavradores, a vida para as três irmãs nunca foi fácil, mas, a vontade de vencer falou mais alto do que as lamentações e o trio correu atrás, desde muito cedo, aos estudos, aprimoramentos, cursos e tudo que tornaram delas referências no ramo da beleza em São José do Rio Pardo e que possuem grande influência em toda a nossa região.

Ao longo da entrevista, as três irmãs contaram um pouco de uma linda trajetória de vida, que se iniciou em Toledo/PR, onde nasceram, e que depois criou raízes em São José do Rio Pardo, lugar que elas ‘adotaram’ como segunda terra.

E para quem pensa que comemorar 25 anos de uma empresa de sucesso é fácil, nem imagina tudo que as três tiveram que passar para conquistar um lugar ao sol, principalmente sendo ‘forasteiras’. Mas, coragem e determinação sempre regeram as irmãs que, ao longo de todos esses anos conquistaram muito mais do que clientes, fizeram amigos, além do respeito e a admiração dos riopardenses.

Atualmente, o salão Espelho Mágico Beauty Academy, além de penteados, colorações, cortes, podologia, também é especializado em extensão capilar (alongamentos de cabelo) e confecção de próteses capilares personalizadas para quem, por algum motivo, perdeu os cabelos.

Antes de contarmos a vocês essa bonita história que, sem dúvida, servirá de inspiração para muitos, vamos destacar um pouco sobre as três irmãs, suas formações profissionais e as áreas de atuação no salão Espelho Mágico.

Vamos começar falando da primogênita, Dulcilene, ou simplesmente Dulce. Tão tímida quanto observadora, ela foi a idealizadora do salão. Sempre atuou como cabeleireira, dom que nasceu com ela e que, aos poucos e até hoje ela aprimora, especialista em cabelos naturais (cacheadas), colorista e penteadista avançada. Dulce é formada pela Academia de Beleza Ondina, Instituto Universal Brasileiro, Escola de Cabeleireiros Janaína, além de ter participado de vários cursos na área de Beleza, com certificações e reconhecimentos, pelo SENAC, SENAI, SEBRAE. Ela também possui cursos em aperfeiçoamentos pela consagradas marcas LOWELL, L´ÓREAL, WELLA e KHOL ACADEMY (Aneethun Ribeirão Preto), bem como cursos de Empreendedorismo oferecidos pela ACI Rio Pardo.

Agora vamos falar da ‘irmã do meio’, Marlene, que atualmente exerce as funções de Podóloga, mas que também já desempenhou a função de manicure e pedicure calista. O carisma e a curiosidade aproximaram Marlene, que também é costureira e exerceu essa profissão por alguns anos, das irmãs junto ao salão. Ela possui formação pela Faculdade Filadélfia Ribeirão Preto, Shopping da Beleza, Curso de Capacitação em Pé Diabético, sendo, inclusive um diferencial no Espelho Mágico. Marlene também fez cursos em Tratamentos Avançados em Podopatias e empreendedorismo pela ACI Rio Pardo.

E para completar o trio, Rose, que é cabeleireira, maquiadora e especialista em extensões de cabelos naturais e colorometria. A caçula da família possui formação profissional pela Academia de Beleza Ondina, pela G.I.C. Internacional Hair, além da MAG Estética - Escola de Formação Técnica Profissional, cursos do SENAC, SENAI, SEBRAE (Empretec). Formada em Técnico de Administração pela Fundação Educacional, hoje, segue estudando e se aperfeiçoando com as reconhecidas marcas LOWELL, L´ÓREAL, WELLA e KHOL ACADEMY (Aneethun Ribeirão Preto), bem como cursos de empreendedorismo ACI Rio Pardo.

DO CABELO DE BONECA DE MILHO AOS PENTEADOS MAIS DESEJADOS

Quem diria que aquela criança sonhadora, que cortava os cabelos de bonecas de milho na roça se tornaria uma das mais experientes cabeleireiras de Rio Pardo. Pois foi assim, aos 5, 6 anos, cortando o cabelo de bonecas (e muitas vezes da irmã mais nova), que Dulce começou a notar seu dom com trabalhos manuais, em especial ligados à beleza.

Aos 13 anos, quando começou a trabalhar em casas de família, como faxineira, quando a sua família deixou a zona rural e migrou para o município de Toledo, Dulce sempre passava à frente de um bonito salão, onde lhe chamavam a atenção os cabelos das clientes e o cheiro dos produtos de beleza. “Eu sabia desse dom que tinha e sabia que quando crescesse eu iria realizar esse sonho. Na verdade eu queria mesmo e sempre lutei pela minha independência financeira. Queria ser livre e trabalhar com que eu amava, que era cabelos, beleza”, disse.

Aos 15 anos, Dulce fez curso de SENAC, junto com a irmã Marlene e a mãe, Dona Laura, e a essa vontade de trabalhar com a Beleza ficou ainda mais evidenciada.

“A Dulce sempre foi uma pessoa muito estudiosa, observadora, ela praticamente cuidou dos demais irmãos junto aos nossos pais. Ela sempre enxergou oportunidade onde ninguém mais enxergaria. Uma pessoa de luz, que busca inovação, e que tudo que se propõe a fazer, principalmente com relação a trabalhos manuais, se sobressai”, declarou, carinhosamente, a irmã Rose.

E foi no auge de seus 20 e poucos anos que Dulce realizou seu sonho: em 1997 ela abriu seu pequeno salão de beleza que, no início, fazia o ‘trivial’ como ela mesmo citou. “Eu tinha em mente que com aquele pequeno salão nunca mais ninguém de nossa família ia passar nenhuma necessidade, ao contrário: ele seria a fonte para novas conquistas à nossa família, como realmente foi. Mas, nada foi de graça. Por trás do que é hoje é o Espelho Mágico ocorreram muitas noites sem dormir, muito aprendizado em nossa área, muitas economias, enfim, ‘sacrifícios’ que fizemos para comungarmos de bens como nossas casas, além desse próprio prédio, onde o salão funciona atualmente”, contou Dulce.

IRMÃS NA VIDA E NA PROFISSÃO

Antes de trabalharem no salão junto à irmã, Marlene e Rose desempenharem funções em outras empresas, mas o trabalho manual, que mais tarde elas também descobriram que era um dom familiar, falou mais alto.

A primeira a optar pelo trabalho no salão, também em busca de independência financeira foi Rose, que tinha apenas 15 anos quando começou a ajudar Dulce. “Antes, porém, de optar mesmo pelo Espelho Mágico, fiz quase de tudo na vida: de vendedora de Yakult até melancia, trabalhei em empresas, babá, enfim, até para São Paulo eu fui, também em busca de novas oportunidades, o que acabou sendo muito útil, pois fiz inúmeros cursos, sempre voltados à beleza, adquiri experiência profissional na área, já que trabalhei em salões, mas minha morada era mesmo Rio Pardo”, disse Rose.

A irmã caçula contou que foi em São Paulo que teve a oportunidade de se especializar em depilação, massagem designer de sobrancelhas, estética facial, mas o seu xodó é mesmo a extensão capilar.

Já Marlene trabalhou em confecções após certificar-se em corte e costura e em outras empresas, mas também foi convidada pelas irmãs a trabalhar no salão. “Tanto quanto minhas irmãs, eu também queria minha liberdade financeira, até porque tinha uma filha pequena para cuidar, educar. Digo que sempre fui muito curiosa e iniciei no salão como manicure após um período fazendo unhas a domicílio em nome do Espelho Mágico. Depois de um tempo iniciei a faculdade de Educação Física, mas não era bem o que me completava. Por um olhar cuidadoso de um de meus clientes, SR. JOSÉ FERNANDES CANAROLI, que me apresentou a profissão podóloga em um dos seus atendimentos, optei pela Podologia e pedicure calista, onde me qualifiquei profissionalmente e hoje sou mais do que feliz neste caminho tão lindo que é cuidar das dores dos meus pacientes. Sem o Espelho Mágico, talvez, eu nunca teria me encontrado nessa profissão, por isso... gratidão!”, disse.

E além das irmãs, os sobrinhos Bruna, filha de Marlene e Adriano, filho de Dulce também já trabalham no salão, agregando a força da juventude, inovações, mas sempre com aquele carisma, acolhimento, carinho que são peculiares da família.

“Aqui eles estão tendo a possibilidade de aprender, como todas nós aprendemos, de ter uma oportunidade de trabalho, de aperfeiçoar seus dons, de crescer: basta querer, ter força de vontade, acreditar nos sonhos e correr atrás”, destacou a tia Rose.

Dulcilene da Silva R. Valentin - Cabeleireira 


Marlene Rosa Valentin - Podóloga


Rosilene Rosa Valentin - Cabeleireira


“MUDAR, POR MEIO DA TRANSFORMAÇÃO EM OUTRAS PESSOAS, ATRAVÉS DAS NOSSAS MÃOS”

Muitos mais do que um belo penteado, um corte inovador, uma cor que é tendência, o Espelho Mágico transforma vidas, transforma sonhos em realidade. E histórias marcantes é o que não faltam.

“Acho que a primeira história marcante foi quando compramos e colocamos uma garrafa de café no salão. Pode parecer pouco, mas para nós, naquela época, marcou demais. Tudo que ganhávamos aqui era investido aqui, como, aliás, é até hoje. Mas aquela garrafa de café, poder oferecer essa bebida tão popular aos nossos clientes foi um marco mesmo (risos)”, relembrou Rose.

Outra história que marcou muito as irmãs aconteceu 15 anos atrás, quando uma mulher procurou o salão buscando auxílio para confecção de uma peruca, pois estava em tratamento de câncer. “Ela tinha cabelos longos, muito bonitos, mas estava prestes a perdê-los e pediu para que confeccionássemos a peruca com o próprio cabelo dela. Não tínhamos ideia de como fazer isso, estávamos já no ramo dos alongamentos de cabelo, mas próteses ainda eram muito distantes da nossa realidade, mas não podíamos deixar nossa cliente na mão... e não deixaríamos. Em uma semana buscamos informações, fizemos moldes até altas horas, costura daqui e de lá e, enfim, entregamos a tão sonhada peruca a ela. Sabíamos que não era apenas uma peruca: era uma forma de amenizar um pouco a dor que aquela mulher estava passando e foi tão gratificante que ficou eternizado aqui em nossas memórias mais felizes!”, afirmou Dulce.

A cabeleireira observou que a partir desse momento criou ainda mais coragem e forças para enfrentar os desafios que o salão também impunha. “Esse episódio foi uma virada na minha vida”, comentou.

Outro momento marcante na vida das irmãs, sem dúvidas, foi a aquisição do prédio onde está localizado o salão atualmente, na Vila Brasil, bem como a ampla reforma que o espaço passou em 2012 e 2014.

“Foi uma luta, mas vencemos! Acreditamos que era possível, obviamente tivemos que ‘apertar’ os cintos, mas conquistamos esse lugar que é só nosso, além, é claro, de nossas casas. Hoje temos orgulho em dizer que com o nosso trabalho, dom, talento, dedicação, esforço e persistência conquistamos nossa tão sonhada casa própria”, disse Rose.

MAS, AFINAL, O QUE É SER UMA BOA PROFISSIONAL DA BELEZA?

O carinho e o respeito das irmãs pelo local de trabalho é tanto que elas costumam utilizar essa frase para defini-lo: “mais que uma empresa, nosso lugar no mundo!”. Mas, afinal, o que é ser um bom profissional da beleza? Dulce respondeu contando mais uma história que marcou sua vida e das irmãs.

“Quase 20 anos atrás, em 2004, aceitamos o desafio de preparar algumas meninas para uma formatura. Cabelo, maquiagem, cortes, penteados, enfim - aquela correria que, na verdade, gostamos! Quem trabalha com beleza precisa estar bem, se sentir bem para poder refletir isso no trabalho que está desempenhando. Tudo corria bem até que recebemos um telefonema que meu pai havia sofrido um acidente gravíssimo e estava na UTI. Naquele momento ainda tínhamos muitas mulheres para transformar, pessoas que acreditaram em nosso trabalho para um momento especial e que queriam se ver renovadas, inclusive em suas autoestimas. E foi assim que fizemos: sabíamos que meu pai estava sendo amparado e que não poderíamos fazer nada naquele momento a não ser orar por ele. Continuamos o trabalho por mais duas horas e o finalizamos com excelência. Portanto, acho que um bom profissional de beleza é isso: continuar, mesmo diante de alguma dificuldade, problema. Erguer a cabeça e dizer: eu sou capaz, eu vou atrás e eu realizarei o melhor trabalho para o meu cliente”.

Para finalizar, uma pergunta que não pode faltar: como surgiu o nome Espelho Mágico para a empresa?

Laura da Silva Rosa Valentin, mãe das três irmãs, logo no início das atividades no salão sugeriu três nomes para o estabelecimento e Dulce optou por “Espelho Mágico”, com aprovação das irmãs, pois tinha muita relação com o trabalho que desejavam realizar. O nome caiu como um “passe de mágica”, pois o objetivo sempre foi levantar a autoestima de cada cliente e trazer as nuances mais bonitas de cada pessoa que passasse por suas mãos.

‘Mágico’ mesmo foi e é toda a dedicação, carinho, estudos e empatia com que cada uma das irmãs recebe seus clientes e os transformam. O Espelho Mágico não reflete apenas a beleza de seus clientes, mas a personalidade única e o profissionalismo exemplar de Dulce, Marlene e Rose. Vida longa a essa empresa tão querida de todos nós, riopardenses, com desejos de muito trabalho e sucesso pela frente à família. Convidamos a todos a assistirem os episódios de 25 anos de história do Espelho Mágico, pelo nosso canal do YouTube.

 

Face: @espelhomagicosp - Instagran: @oespelhomagico - YouTube: Espelho Mágico


COLUNISTAS