sexta, 03 Mai , 2024
evidencia

Ana Carolina Rodrigues: A paixão por idiomas que abriu oportunidades de trabalho em diversas áreas

há 1 ano

Ter fluência em uma segunda língua já é requisito mandatório para quem busca melhores oportunidades no mercado de trabalho. E para a nossa entrevistada, a farmacêutica-bioquímica Ana Carolina Rodrigues, proprietária da KNN Idiomas, falar outra língua, além do Português, foi essencial para que ela conquistasse grandes sonhos, principalmente no âmbito profissional. 

Natural de São Paulo capital, Carol, como todos a chamam, possui descendência espanhola e o espanhol foi sua primeira língua. Somente aos 3 anos, aprendeu o português. Como já tinha facilidade no aprendizado, a mãe a matriculou em uma escola de idiomas e aos seis anos iniciou os estudos no Inglês.

Independente como sempre almejou ser, aos 14 anos ela começou a trabalhar como vendedora em uma loja de acessórios de surfe e aos 17 anos já ministrava aulas de inglês e português para empresários em grandes empresas multinacionais, como a Audi Brasil e a Microsoft do Brasil. Neste momento, já estava também concluindo o curso do idioma francês.

“Nesta época, optei por prestar vestibular na área da Saúde”.  Apesar de ter sido aprovada em 1º lugar no vestibular de uma faculdade particular, ganhando bolsa de estudos integral, optou por cursar Farmácia -Bioquímica na USP - Universidade de São Paulo, onde entrou em 3º lugar no vestibular da faculdade. “Também optei por estudar à noite e trabalhar durante o dia, já dentro de uma indústria farmacêutica, a MERCK SHARP DOHME, desse o 2º ano de faculdade. Neste primeiro emprego na área de pesquisa, fiz parte da equipe que desenvolveu a vacina contra o HPV, que hoje é distribuída pelo SUS”, explicou. Concomitante à faculdade, Carol iniciou os estudos dos idiomas alemão e italiano.

A fluência no inglês, alemão e espanhol auxiliou a empresária a ter um crescimento de carreira vertiginoso dentro da indústria farmacêutica. Aos 23 anos, assim que se formou, foi promovida à gerente de sua área e aos 28 anos, foi transferida para a área regional da empresa e começou a cuidar das pesquisas em toda América Latina. “Sem dúvidas, se eu não fosse fluente em inglês e espanhol, não tinha sido lembrada para essas vagas”, acredita. Os idiomas também a alçaram a morar fora do Brasil, já que Carol também trabalhou em países como Estados Unidos e Argentina. Em 2015, recebeu um convite para assumir sua área de pesquisa na Europa e optou por ser transferida para a Alemanha, justamente por facilidade com o idioma. “Eu e meus dois filhos mais velhos falamos alemão, então achei que a adaptação seria mais fácil. Mas, de novo, se eu não falasse além do alemão e do inglês, o espanhol, o francês e o italiano, não teria recebido essa chance. Era fundamental saber falar com os colaboradores da empresa e com os médicos e enfermeiros que conduziam as pesquisas na Europa no idioma deles”, resume.

“Acho que nunca parei de estudar idiomas na vida!” Estou sempre focada na minha área e no meu desenvolvimento profissional. Além da graduação em Farmácia-Bioquímica, Carol também fez pós-graduação em Medicina Farmacêutica na Universidade Federal de São Paulo e MBA em Gestão de Projetos na FGV-SP.

Apesar da dedicação pela área de pesquisa clínica (pesquisa de novos medicamentos), em 2019, Ana Carolina mudou-se para São José por questões pessoais e sua paixão pelos idiomas e pelos estudos, acabou levando-a para um novo desafio e caminho profissional: abrir um investimento social: uma escola de idiomas.

Amante de livros, yoga, fondue e vinho tinto, ela é, desde 2019, proprietária da KNN Idiomas, além de também ministrar aulas de inglês, alemão e espanhol, outra grande paixão da empresária. “Adoro São José do Rio Pardo, fui muito bem acolhida aqui, fiz amigos que são hoje parte de minha família e decidi abrir essa franquia da KNN, pois acredito profundamente que aprender um segundo idioma é essencial para que os rio-pardenses possam se destacar no mercado de trabalho, até fora da cidade. A educação muda vidas e muda futuros. Ensinar idiomas é uma doação do conhecimento que tenho em mim. E ninguém te tira conhecimento.”, observou. 

Mãe de três filhos que são sua maior alegria e fonte de motivação, além de 2 gatinhas e um cachorro, pets todos estes adotados, a empresária que fala 5 idiomas, não deixou de lado sua formação profissional e voltou a atuar na área de pesquisa clínica em uma empresa americana, como líder global de projetos na área de pesquisa de novos medicamentos em neurologia.

“Me exige muito foco e dedicação atuar em duas áreas e ainda cuidar sozinha das 3 crianças, mas faço com muita determinação. Tenho muito orgulho do trabalho que fazemos aqui na KNN, , e ainda estou podendo conciliar com minha profissão que amo. Ambas as profissões me definem. É muito mais difícil crescer profissionalmente sendo mulher e mãe, mas não é impossível. Aliás, esta é uma palavra na qual não acredito. Tudo que queremos, conseguimos. Eu acho tempo para tudo, para meus filhos, meus trabalhos, meus alunos, meus alunos, minha vida pessoal. E sempre, sempre, estudar.”, concluiu.

Ao longo das próximas edições, Evidência Revista trará mais informações sobre a KNN em Rio Pardo, sempre com o olhar da querida teacher Ana Carolina, a quem damos nossas boas vindas à nossa mídia!

 

Ana Carolina Rodrigues

Instagram:
@ana_carol_rodrigues_13
@knn.idiomas.sjrp

KNN Idiomas – Rua Francisco Glicério, 689 – São José do Rio Pardo - SP


COLUNISTAS