sexta, 03 Mai , 2024
evidencia

Trincheira Fashion

há 2 anos

Há algum tempo podemos dizer que viver não tem sido fácil.

Ao contrário do que muitos pensam, viver é bem diferente de existir, exige intelectualmente e emocionalmente do ser humano, que se encontra bastante fragilizado em meio ao caos que vivemos.

Hoje falamos sobre exigências cada vez mais insanas, trazidas para nos ajudar pela velocidade da informação, como se não fosse o suficiente para nossa estafa, a pressão das pandemias, guerra, inflação e todo tipo de surpresa disruptiva. 

E o que isso tem a ver com a Moda?

De maneira simplificada te respondo: Tudo.

A Moda acompanha o ser humano desde a Pré-História. Conforme fomos evoluindo intelectualmente, ela passou da barreira física e funcional para a comunicação e representatividade. É neste momento onde as referências começam a fazer sentido, pois elas conversam com o contexto do indivíduo.

No decorrer dos últimos desfiles, apresentações de elementos de militarismo se tornaram cada vez mais relevantes. Dior, Balmain e Off-White e outras grandes marcas, utilizaram recortes e aviamentos estratégicos como botões, zíperes e pingentes, dizendo ao consumidor, sob qual espírito dos tempos estamos vivendo.

Assim, podemos observar espartilhos redesenhando o corpo, parecendo verdadeiras armaduras, que sinalizam a luta do nosso tempo. Tachas, zíperes e outros metais exagerados são utilizados como símbolo de rebeldia, um chamado e tudo acompanhado de muitas correntes, símbolos de força e resistência.

Talvez você não tenha percebido, mas pelo menos uma peça com a essência do militarismo habita seu acervo. A calça cargo, trenchcoats, jaquetas bomber e coturnos, fazem alusão a este movimento.

Nunca estivemos tão dentro das trincheiras como agora.

 

Warcore

Uma das tendências mais faladas de 2022!

Aprofundando no espírito de luta, os desfiles trouxeram peças conceituais inusitadas, como coletes à prova de balas, vestuário de pesca, acessórios como cintos de segurança, mochilas de trekking e botas de combate. Parece loucura pensarmos em referências como estas na cidade, mas as redes sociais nos trazem essa confirmação. São muitos os posts fazendo alusão ao Warcore.

Em 2018 a Louis Vuitton e Off White já sinalizavam que aos poucos essa cultura viria a tona nas ruas. Com todo o exagero típico dos desfiles, que são conceituais, o que podia ser compreendido era a utilização de elementos desportivos e de militarismo excêntrico.

O estilo é ainda muito novo para o público em geral, e vamos aos poucos, observar a adesão.

E o que você pensa sobre sair para a rua, a trabalho, ou a passeio, “vestida para matar”! E se falando de militarismo, é quase que literalmente a expressão! Seria um look exagerado?

Me conte sua opinião: @lojatatianateixeira

Obrigada pela leitura, beijos.


COLUNISTAS