quinta, 25 Abr , 2024
evidencia

VOCÊ SENTE INSEGURANÇA?

há 7 anos

Olá amigos da Revista Evidência!

Neste mês iremos tratar de um assunto que muitas pessoas se queixam: A Insegurança.

A insegurança nas pessoas pode ter diferentes origens, mas uma de suas causas fundamentais é a falta de autoconfiança. Isso ocorre porque algumas pessoas temem constantemente a rejeição e a desaprovação dos outros. A insegurança é um estado emocional no qual a pessoa apresenta um sentimento de inferioridade, sentindo que não é boa o suficiente para realizar determinada tarefa ou para ser amada ou aceita. A insegurança traz um sentimento de incapacidade e de não merecimento, por mais que a realidade mostre o contrário.

As pessoas mais inseguras vivem dominadas pelo medo e, por isto é mais difícil assumirem uma postura assertiva, isto é, têm seríssimas dificuldades em expressar de forma clara e honesta aquilo que pensam e aquilo que sentem. Socialmente tendem fazer esforços para agradar os outros, com medo da desaprovação do outro. Na prática sentem um medo de não corresponder às expetativas. Há pessoas muito seguras em termos profissionais e que se revelam mais inseguras em termos afetivos. Do mesmo modo, há pessoas que se sentem seguras no desempenho dos papeis ligados às relações afetivas mas que revelam inseguranças em outras áreas da vida.

A nossa personalidade é em larga medida condicionada pelas nossas experiências logo desde a infância. Na medida em que uma criança for capaz de construir laços afetivos seguros com os adultos que a rodeiam, a probabilidade de se transformar num adulto autoconfiante aumenta. Mas, ainda assim, alguns acontecimentos traumáticos ou algumas relações afetivas adultas podem ser suficientemente impactantes de modo a abalar essa autoconfiança.

Um exemplo uma pessoa insegura em seu relacionamento é quando ela não acredita ter garantias de que esta relação está sendo a melhor possível dentro de suas expectativas.

A insegurança pode agir como base para a depressão e para aquela ansiedade ligada à sua preocupação sobre o que os outros pensam de você. A insegurança pode ser baseada em crenças irracionais mantidas mesmo que não façam sentido, Ex: “Eu preciso ser linda para que os outros me amem e me deem valor”.

A psicoterapia auxilia muito na melhora da segurança, tanto em quadros traumáticos quanto a desenvolver habilidades para lidar com os pensamentos de incapacidade ou rejeição.

Obrigada e até a próxima!


COLUNISTAS