quinta, 25 Abr , 2024
evidencia

MILÃO 2018: TENDÊNCIAS PARA COZINHAS DIRETAMENTE DA MAIOR FEIRA DE DEISGN DO MUNDO.

há 5 anos

Quem já teve a oportunidade de ir a Milão sabe que lá respira-se design, arquitetura e decoração, na capital da Lombardia aconteceu este ano a EuroCucina, evento que ocorre a cada dois anos, desde 1974 dentro do iSaloni, no Salão Internacional do Móvel de Milão, considerada a maior feira de design do mundo.

Na EuroCucina, diversos fabricantes italianos e de outros países do mundo expõem suas criações, evidenciando o que há de mais tecnológico no mercado e ditando o que será tendência em design de cozinhas nos próximos anos.

Na edição deste ano, a mostra aposta em um revival da cozinha living como o grande coração da casa, numa versão mais minimalista, compacta, tecnológica e confortável para o dia a dia.

As principais tendências apresentadas na feira foram:

1) Transparência
Armários translúcidos foram usados por diversos designers. Cuidado, ter tudo à mostra exige a funcionalidade do espaço para evitar bagunça.

2) Metal em Evidência
Com diferentes cores, espessuras e desenhos, o metal ganha destaque nas estruturas de estantes e nichos. Na EuroCucina e em todo o salão principal de Milão, muitos designers apostaram em estantes, nichos e portas com frames metálicos. Além disso, módulos de estufa para hortas e vegetação em estrutura metálica, também surgiram com muita força e serão vistos cada vez mais para compor os ambientes.

3) Tudo Camuflado
Outras marcas optaram por manter um design todo fechado, tendência desde a EuroCucina 2016. Com desenhos mais limpos, escondem até mesmo a geladeira e outros eletrodomésticos.
Os puxadores, por sua vez, deram lugar a portas com chanfros, usinagens especiais ou abertura por toque.

4) Iluminação LED
A Iluminação LED, que já estava em alta, vem ainda mais forte como elemento complementar em projetos de mobiliário. Ela está presente nos fundos dos móveis e em pontos de luz, tanto em prateleiras inteiras, como em nichos.
“Rasgos" e cortes laterais com fitas de iluminação foram a grande aposta de diversas empresas, proposta que valoriza bastante os revestimentos utilizados.

5) Sobriedade e branco.
Apesar de algumas poucas e pontuais marcas optarem pelo retrô ou por cores mais chamativas, no geral a mostra veio mais sóbria este ano. Os protagonistas foram os tons de cinza, preto, chumbo, marrom, e o branco (que volta com tudo).
E por último, porém não menos utilizados, tons amadeirados naturais vieram com muita força também.

6) Madeira e Pedra em Harmonia
As pedras foram usadas em diferentes composições juntamente com a madeira. Apareceram tanto em bancadas, como em paredes e até mesmo nas ilhas.

7) Bancadas Sobrepostas
Por entender que as cozinhas não são mais espaços de pouca permanência, mas sim de socialização entre as pessoas, as principais marcas apostaram em cozinhas aconchegantes e bancadas sobrepostas, para aproximar os anfitriões e seus convidados.

Cozinhar com praticidade e bem estar, fazendo uso de recursos tecnológicos foi o lema da última geração de produtos lançados na Eurocucina 2018, durante o Salão Internacional do Móvel de Milão. Levando em consideração a necessidade de liberdade e funcionalidade que demanda o cotidiano corrido que as pessoas, em um modo geral, estão inseridas atualmente. Mais uma vez, as tendências de design acompanham a transformação do mundo, mantendo o compromisso com uma filosofia de vida voltada para a nossa essência.

Arquiteta Ana Laura Machado
Trilhe Arquitetura e Engenharia - (19) 3608-3334
contato@trilhe.com.br
Rua Gabriel de Andrade, 90 - Jd Bela Vista.


COLUNISTAS