sbado, 20 Abr , 2024
evidencia

EMPREENDER É SAIR NA CHUVA PARA SE MOLHAR E SE ENCANTAR COM ISSO

há 5 anos

Uma palavra que veio para ficar é “Empreendedorismo”.
O que te diria um dicionário se você perguntasse a ele o que é EMPREENDEDORISMO?

É a disposição para identificar problemas e oportunidades e investir recursos e competências na criação de um negócio, projeto ou movimento que seja capaz de alavancar mudanças e gerar um impacto positivo. 

Agora, você se pergunta o que é ser um Empreendedor?

Empreendedores questionam a realidade e fazem acontecer a evolução todos os dias, em todas as partes do Brasil e do mundo. Ao inovar e solucionar problemas de outras pessoas, de outras empresas ou de toda a sociedade, um empreendedor e seu novo negócio promovem um grande desenvolvimento.

Nós acreditamos que o exemplo desses empreendedores é fonte de inspiração para fazer mais e melhor, e que quanto maior o sonho, maior a disposição para enfrentar obstáculos.

O empreendedor é o indivíduo que faz acontecer, consegue fazer coisas, ele destrói a ordem econômica existente por meio da introdução de novos produtos e serviços, criando novos modelos de negócios. O indivíduo passa a ser empreendedor no momento que introduz nova combinação, podendo deixar de sê-lo a partir do instante em que se torna um mero administrador de rotinas. Para Schumpeter, economista contemporâneo da escola austríaca, empreendedor é diferente de gerente, gestor ou administrador. 

Desenvolve uma ação empreendedora, ao mesmo tempo em que ele é o principal responsável pela geração de novas ideias, novos empregos, quando destrói os capitais obsoletos, as velhas estruturas, causando redistribuição de riqueza e realocação de recursos.  Enquanto o gestor da empresa gerencia e toma decisões de rotina, o empreendedor cria um novo modelo de negócios, inova, alterando o estado de equilíbrio previamente existente na trajetória do desenvolvimento. 

O empreendedor é um indivíduo ativo, realizador, com alta necessidade de realização e que se esforça por superar metas individuais, é um ser cujo trabalho lhe ofereça responsabilidade pessoal, retorno e riscos moderados. 

É um agente de desenvolvimento, que decide em condição de incerteza, usando a imaginação, julgamento e muita criatividade perceber a oportunidade fora do comum, é aquele que, na ação, empreende, inova e impacta a economia. É um verdadeiro agente de mudanças, na busca de oportunidades em um processo contínuo de destruição criadora. 

Você se identificou com esse perfil?

Não perca tempo e corra atrás do seu sonho de empreender, o mundo precisa de pessoas criativas e corajosas, pois através do seu talento as mudanças positivas acontecem na sua vida e de todos ao seu redor.

Fale sua ideia para 2 pessoas: “Deus e o mundo!”

Esqueça o mito de que “alguém irá roubar sua ideia”. Quanto mais você falar da sua ideia, mais vai ser bombardeado, mais vai enxergar os pontos fracos e mais irá aproveitar os feedbacks para melhorar seu produto e o modelo de negócio.

Eventualmente você será copiado por alguém, mas isso será um sinal de sucesso, pois você estará 1.000 feedbacks à frente de quem te copia.

Desejo a você caro leitor empreendedor, que tenha sucesso com suas ideias e que nunca deixe a rotina te parar, pois a cada amanhecer é uma oportunidade de inovar. 

Fontes:
- Endeavor Brasil
- Empreendedorismo e Gestão Mercadológica - Rosival Fagundes


COLUNISTAS