A fascite plantar é um termo para descrever um processo inflamatório que acontece na sola dos pés, numa região chamada fáscia plantar. Esta inflamação pode causar dor ao caminhar, ficar em pé por longos períodos e principalmente na primeira pisada do dia. É extremamente comum ouvirmos dos pacientes que, ao acordar e sair da cama, os primeiros passos são muito dolorosos. A dor no calcanhar também é muito frequente.
As causas podem ser diversas, desde uso de calçados inadequados, com pouco amortecimento, sobrepeso, excesso de exercícios e desequilíbrios musculares do quadril e joelho. Aliás, esta última é hoje uma das maiores causas de fascite plantar. Eu explico: muitas pessoas, por inatividade, acabam perdendo força muscular no quadril e joelho, que são importantes estabilizadores do pé. Sem força suficiente, o pé sofre por sobrecarga e ocorre então a lesão local.
E tem tratamento? Sim! A maioria dos tratamentos existentes se concentra na eliminação da causa do problema, como por exemplo, uso de calçados corretos, uso de palmilhas, perda de peso e principalmente manutenção de força adequada no quadris e joelhos. Esta última é extremamente importante, pois trata e previne a recorrência do problema! Há necessidade de medicação? Em alguns casos, sim, se o paciente estiver com muita dor e inflamação. Porém, na maioria dos casos, a fisioterapia pode resolver o problema.
Portanto, ao sinal de dor na sola dos pés, procure ajuda especializada, pois há tratamento e de forma efetiva!
Um grande abraço e até a próxima!