tera, 16 Abr , 2024
evidencia

FAEMG APRESENTA RESULTADOS DE QUESTIONÁRIO DE SUSTENTABILIDADE NA COOXUPÉ

há 5 anos

Com o objetivo de avaliar e apresentar os pontos de melhoria de cada propriedade quando o assunto é sustentabilidade, a Cooxupé participou pela primeira vez da aplicação do ISA (Indicadores de Sustentabilidade de Agrossistemas), iniciativa da FAEMG por meio do INAES (Instituto Antonio Ernesto de Salvo). 

No dia 21 de maio, a equipe da FAEMG esteve na sede da cooperativa para apresentar os resultados obtidos nas 10 propriedades de cooperados avaliados em novembro de 2017, nas cidades de Monte Santo, Cabo Verde, Jacuí, Juruaia e Muzambinho, todas em Minas Gerais.   

O ISA é um questionário que faz um levantamento nas propriedades agrícolas para identificar pontos importantes e os graus de sustentabilidade adotados nas práticas agrícolas, verificando também a viabilidade econômica das atividades como a diversificação da renda, endividamento, evolução patrimonial das propriedades, entre outros pontos. 

Segundo Eduardo Renê, Coordenador de Desenvolvimento Técnico  da Cooxupé, a análise mostrou a situação de cada propriedade levando em conta as exigências ambientais e sociais e a situação econômica das propriedades. “Diante dos resultados expostos agora será apresentado a cada cooperado as sugestões de melhorias para elevarmos o grau de sustentabilidade de cada propriedade, assim também melhorando a qualidade do produto”, avalia. 

A reunião também apresentou os resultados e dados do programa Café + Forte, do qual a Cooxupé participou pelo quinto ano com 59 cooperados.  Trata-se de um programa voltado para a gestão da propriedade, apresentando ao produtor o custo de produção para que ele saiba onde atuar para aumentar sua lucratividade. “A parceria entre a FAEMG e a Cooxupé é uma realidade e tem tudo para crescer mais. O objetivo é proporcionar ao cafeicultor  não apenas um programa de gestão, mas torná-lo competitivo em um mercado complexo”, disse Breno Mesquita, diretor da FAEMG. 

A reunião ainda contou com a presença de Rodrigo de Castro Diniz, gerente regional do Senar e de Marco Guilherme Perocco Ribeiro do Vale, presidente do sindicato dos produtores rurais de Guaxupé.


COLUNISTAS