terça, 23 Abr , 2024
evidencia

LOBBY

há 6 anos

Olá pessoal ! Aqui estamos com vocês para a dica de inglês deste mês. Aproveitando o inicio de mais um ano que sempre ocasiona decisões e intenções de novas inciativas e melhores caminhos, queremos fazer um lobby com os leitores da Evidencia para se empenharem no aprendizado do English e ampliarem seus horizontes linguísticos e culturais.

Falando em lobby, ai’ esta’ uma palavra do inglês que entrou no nosso cotidiano. Como sabemos, aqui no Brasil sempre ouvimos a palavra LOBBY quando alguém esta fazendo pressão sobre alguém a fim de se obter algo. Muitas vezes isto ocorre no contexto politico, com pressão nos políticos ou governantes em prol de legislações e medidas a serem adotadas pelo governo e isto e’ feito por um individuo ou por um grupo organizado representando setores da sociedade. Uma simples busca da palavra lobby na Internet lhes daria milhares de dicas e muita informação a respeito desta palavra do inglês e desta atividade no mundo politico e financeiro no Brasil e no mundo. 

Pois não e’ que no inglês o verbo LOBBY e’ usado no mesmo jeito e e’ muito comum. Em alguns países torna-se ate’ uma profissão  regulamentada e exercida por ex-politicos, ex-diplomatas, aposentados do serviço publico ou do mundo de negócios fazendo uso de suas experiências e contatos. O “ lobbying” ou fazer lobby muitas vezes se torna problemático com a existência de “lobbies” ( observem o plural!) poderosos e os conflitos de interesse que surgem. Quem já não fez um lobby com o patrão para conseguir um aumento ou algum privilegio. Ate’ as crianças fazem isto com os pais quando querem algo especial.

MAS, o que não se sabe geralmente por aqui e’ que no inglês além da ideia de tentar influenciar alguém LOBBY também quer dizer  SAGUAO ou ANTE-SALA – como lá no salão de entrada de um hotel ou de um prédio.  Portanto, cuidado se vocês viajarem ao exterior a um pais de língua inglesa! Em um elevador……se vocês quiserem ir para o saguão de entrada, onde esta’ a recepção, ou o restaurante, ou onde seus amigos esperam – se o elevador  tiver o botão marcado  L , e’ lá que vocês querem ir. Aperte o botão  L para irem ao LOBBY.

Então vamos fazer um lobby aqui com vocês prezados leitores.
Que neste novo ano vocês se empenhem em ampliar seus horizontes culturais com o aprendizado do inglês.
A palavra lobby e’ um pequeno exemplo de como o inglês pode ajuda-los neste sentido.


COLUNISTAS