quinta, 25 Abr , 2024
evidencia

PALAVRAS TÊM PODER!!!

há 6 anos

Olá amigos da Revista Evidência! Neste mês escolhi falar de um tema que possivelmente vocês já se depararam em clínicas e consultórios. O famoso “NOCEBO”! Famoso quem???

Pois é, a palavra Nocebo é pouquíssimo conhecida ainda e usada (embora antiga), e significa gerar efeitos negativos, prejudiciais, ruins, à pessoa ou paciente. E sabe o que é mais interessante? Este efeito, (muito estudado pela neurociência atualmente) vem normalmente da crença do paciente de que algo possa lhe fazer mal. Se ela acredita que adotar tal postura, posição, ou tomar “manga com leite(!)” é ruim ou prejudicial, possivelmente para ela será... mesmo que não tenha o poder real de fazer mal algum!

Agora, vamos entender mais profundamente sobre isso, porque este efeito não é criado apenas pela mente da pessoa, mas também por diversos profissionais da saúde! Quer um exemplo? Você vai até ao ortopedista ou ao fisioterapeuta, leva seu raio-x de sua coluna, e ele decreta: “meu Deus, sua coluna está parecendo de um senhor de 80 anos!!!” O que você imagina naquele momento? “Estou morto! Vou parar de andar!!! O que faço agora??” Tudo errado.... e quem criou este erro absurdo foi o profissional de saúde. Ele acabou de criar um efeito NOCEBO, ou seja, por meio das palavras dele, ele criou em sua mente uma crença ERRADA, negativa,  de que sua coluna está ruim, frágil, desgastada! E isso automaticamente faz você pensar em coisas ruins também, e no final das contas, sentir mais dor. Nossa mente é muito poderosa!

Não existe coluna de 80 anos! Há inúmeros senhores de idade com a coluna muito boa! Nossa coluna é extremamente forte e resistente! Não tenha medo dela!

Nós como profissionais de saúde devemos evitar ao máximo gerar efeito NOCEBO, pois é extremamente prejudicial ao paciente e na maioria dos casos, não tem fundamento algum o que se fala. Exemplo: você descobre sem querer que tem uma hérnia de disco numa consulta de rotina. Seu médico ou fisioterapeuta lhe diz: “você não tem dor nas costas? Você tem uma hérnia enorme!!!” Se você não tinha dor até aquele momento, garanto que vá ter depois de ter ouvido isso... As hérnias podem NÃO gerarem sintomas ou dor!! Sabia disso? Pois é! Vários estudos muito sérios tem comprovado esta situação! Falar demais pode ser prejudicial para a pessoa que lhe procura por ajuda, e o pior é passar informações erradas, não é mesmo?

Por isso, ao se deparar com situações como as acima, pense em procurar uma segunda opinião, ok? Fisioterapeuta não trata hérnia de disco! Trata o PACIENTE!!! Porque, pode ser que essa sua hérnia nem seja a causa de seu problema! Pode simplesmente ser um achado sem querer do exame. A falta de exercícios físicos, a vida estressante, talvez sejam os  maiores causadores do problema... duvida?

Bem este é um assunto para o nosso  próximo mês! 

Até lá! Um feliz ano novo repleto de saúde e alegrias!! E sem dor!!!


COLUNISTAS