terça, 16 Abr , 2024
evidencia

LANOLU: 25 ANOS DE MODA COM INOVAÇÃO E IDENTIDADE

há 6 anos

Reportagem e texto: Natália Tiezzi Manetta

A Lanolu Moda Jovem e Sport está completando 25 anos em Rio Pardo neste mês de outubro. A loja, que ficou conhecida pela inovação em moda masculina e feminina, também possui o que poucas conseguem no ramo: criar e manter sua própria identidade.

Localizada à rua Quintino Bocaiúva, a expressiva loja, tanto pelo espaço físico, quanto pela variedade em confecções, começou suas atividades no início de 1992, depois que o proprietário, o empresário Luciano José Rossetto, o Lú, deixou seu tino comercial falar mais alto que a faculdade de Engenharia, a qual cursava.

E, ao longo desses mais de 9.000 dias, Lú Rossetto, como qualquer empresário, passou por momentos bons e ruins, mas nunca desistiu de seu objetivo: ver a Lanolu crescer e se tornar o que a loja é atualmente: uma empresa que vende moda, para todos os públicos, seja no feminino ou no masculino, com qualidade e preço justo.

O segredo para esse sucesso? Lú Rossetto conta a vocês, amigos leitores, nas próximas páginas.

PAI HERÓI: APRENDIZADO E EXPERIÊNCIA NA ÁREA COMERCIAL

O empresário recebeu a Evidência Revista em seu escritório, no espaço anexo à Lanolu. “Foi aqui que tudo começou”, lembrou, referindo-se ao primeiro lugar em que a loja funcionou.

Lú explicou que tudo que aprendeu na vida na área comercial foi com seu saudoso pai, Luiz Rossetto. “Meu pai era alfaiate e nas férias sempre o ajudava na loja. Ficava ali observando como ele tratava seus clientes, sempre atendendo muito bem a todos. Com 13 anos já ia com ele a São Paulo fazer compras... Tudo isso foi muito importante para mim, pois adquiri uma excelente experiência de compra e venda com meu pai, um homem muito simples, mas muito, muito sábio”, destacou, muito emocionado.

Mas, apesar disso, Lú tentou seguir os estudos, sempre com o apoio incondicional do senhor Luiz e também de sua mãe, dona Emma Dal Bello. “Fiz cursinho em Campinas e passei no vestibular da FEI, uma universidade particular de São Bernardo do Campo, para cursar Engenharia. Fiquei dois anos por lá e optei por transferir o curso para São Paulo. Foi aí que comecei a repensar minha carreira e a questionar o que eu realmente queria para minha vida!”, lembrou.

O empresário contou que percorria muito a região central de São Paulo e numa dessas idas e vindas encontrou um homem que oferecia catálogos para venda de produtos, neste caso sapatos. “Não pensei muito naquela ocasião: peguei um catálogo e comecei a vender sapatos. Na verdade vinha para São José comercializa-los, pois pegava muitos pares ‘em condicional’. O público rio-pardense gostou dos produtos e eu comecei a vender muito bem aqui, tão bem que em seis meses comprei um carro, modelo Corcel, o qual ia para São Paulo, enchia de calçados e voltava para cá onde os vendia”.

E chegara a ocasião de contar para os pais que o então universitário não queria mais estudar e sim comercializar. “Contei a meus pais que o que eu queria mesmo era viver do comércio. Meu pai me questionou sobre o ramo e eu falei que queria abrir uma loja de roupas em São José. Novamente, minha querida mãe e ele me apoiaram e me deram o maior incentivo que poderiam me dar: um espaço, onde funcionava a loja de meu irmão, para eu montar minha loja”, destacou, com lágrimas nos olhos ao falar do apoio de seus pais.

Porém, este começo não foi tão fácil. “Meu querido pai me deu o cômodo, mas disse que eu precisava caminhar com as próprias pernas. E foi o que fiz: vendi meu Corcel e fui a São Paulo. Com o dinheiro do carro comprei duas malas de roupas, entre as quais das marcas Print Rip, Inox e algumas que ainda não eram comercializadas em São José. Montei a loja e aos poucos fui conquistando a clientela, que sempre quando questionada sobre onde adquiriu as confecções dizia: ah, comprei lá no Lú. E foi assim que o nome Lanolu aconteceu”, disse o empresário.

Com meio ano de funcionamento da loja, os lucros já começaram a aparecer e Lú, aos 22 anos, comprou um carro, do mesmo ano que de seu pai naquela época. “Coisas da juventude”, destacou.

Com a Lanolu crescendo, em 1993, o empresário fez a primeira reforma na loja. “Já em 1994, resolvi tentar a sorte em mais um ramo, o de calçados novamente e, junto com o Sérgio Fornari, inauguramos a loja All Tênis, que ficava à frente do Cine Colombo”.

Lú afirmou que ao contar a novidade para seu pai, ele perguntou o porquê se arriscar em vender tênis e que acreditava que isso não iria dar certo. “O senhor Luiz enxergava longe, mas, naquela empolgação que estava não dei muito ouvido a suas sábias palavras...”.

Já nesta época, Lú namorava Emília Giannini Cônsolo, que futuramente se tornaria sua esposa. “A Mila ficava na Lanolu, juntamente com a Carolina, nossa primeira colaboradora, e eu me dedicava à loja All Tênis. Ficamos com a loja até 1997, quando comprei a parte de Sérgio Fornari e me atentei que não tinha condições de mantê-la. Foi então que decidi fecha-la e voltar para a Lanolu. Naquele momento lembrei as palavras de meu pai, que dizia para eu ficar quieto na minha loja e investir nela”.

ANOS 2000: UMA NOVA LANOLU

Com o fechamento da All Tênis, Lú passou a se dedicar exclusivamente à sua loja. No ano 2000, eis que surge uma grande oportunidade para o empresário. “O senhor Lucas, proprietário do imóvel ao lado da Lanolu ofereceu-me a metade do espaço, que era uma casa. Eu não tinha dinheiro para comprar, porém não desisti daquela oportunidade. Fui ao banco e consegui um financiamento. Enfim, comprei aquele cômodo”, disse.

Lú arriscou ainda mais e juntamente com o financiamento para a aquisição do imóvel fez mais um para garantir a reforma do espaço onde, num futuro próximo, seria a nova Lanolu. “Não foi fácil, claro que não, nada é fácil... Mas naquele momento tive que optar: ou eu investia na minha loja ou ela ficaria para trás. Preferi correr riscos e investir!

Em 2001, a casa adquirida por Lú foi totalmente reformada e uma nova era da Lanolu acontecia ali. “Além das confecções masculinas, passamos a investir nas confecções femininas, além da linha esportiva”.

O empresário fez questão de frisar que sempre investiu também em propaganda. “Já fiz todas as mídias e acredito que, realmente, a propaganda é a alma do negócio”.

A LANOLU HOJE: NOVIDADES PARA TODOS OS PÚBLICOS

Em 2008, Lú adquiriu o espaço ao lado de sua loja e ampliou a Lanolu, que passou de 220 metros para 500 metros de área de venda. “Quando falamos em comércio não podemos parar no tempo. Sempre procurei inovar com a Lanolu e em 2012 a loja passou por mais uma ampla readequação, pois os dois espaços foram totalmente reformados, com nova fachada e nova estrutura. Além disso, novidades também para os clientes, em marcas como Fox, Quiksilver, Oakley, Volcom, Nike, Adidas, MCD, Speedo, Aleatory, etc”.

Outro ponto positivo da loja, que é mantido desde quando iniciou suas atividades são as formas de pagamento. “Ainda trabalhamos com carnê, além de parcelamento no cheque e cartões de crédito, bem como com descontos especiais para pagamentos à vista”, observou o empresário.

A loja conta atualmente com 10 colaboradores, o que inclui Lu e Mila, e é uma empresa muito ‘família’, como destacou o empresário. “Muitos colaboradores já passaram por aqui e agora seus filhos e netos compram na Lanolu. É incrível vivenciar tudo isso e manter esse vínculo! Sempre fomos uma grande família e procuramos trabalhar em harmonia, pois o cliente percebe quando o colaborador não está se sentindo bem em trabalhar em determinado lugar. Mila e eu procuramos sempre ouvir nossas colaboradoras, seja profissional ou pessoalmente falando, e ajudar no que for possível para que o ambiente de trabalho seja o melhor para todos. Por isso agradecemos aos colaboradores que já passaram por aqui e os que estão conosco atualmente, em especial à Carolina, que está na Lanolu desde o início”.

METAS PARA A VIDA: A CURTO, MÉDIO E LONGO PRAZO

O principal incentivo que Lú Rossetto tem em sua vida, além de sua família, o que inclui seus filhos Eduardo e Matheus, bem como a satisfação de seus clientes, são as metas que o empresário propõe alcançar a curto, médio e longo prazo.

“Costumo traçar essas metas no primeiro dia do ano novo e colocá-las em prática, sempre. É um grande incentivo para que eu não me acomode e tenha sempre objetivos a alcançar. Deixo essa lição aos leitores: tenha metas para a sua vida. Não passe o ano sem um plano a seguir, mesmo que, muitas vezes, os objetivos sejam a longo prazo. Faça o que for possível durante o ano para alcança-los. Nunca desista de seus sonhos. Lute, trabalhe honestamente e mantenha sua mente sempre ocupada com pensamentos positivos”.

E para o futuro, vêm novidades por aí. “E essas novidades são a curto prazo”, garantiu o empresário, a quem, juntamente com a esposa Mila, os colaboradores e também os clientes, a equipe Evidência Revista parabeniza por esses 25 anos de história, já nos preparando para os próximos 25!

MILA: DEDICAÇÃO E COMPANHEIRISMO

Impossível falar da Lanolu e não destacar a importância de Mila na história da empresa. “Ela acompanhou a loja desde o início, com muito respeito às minhas idéias e muita dedicação. Ela é meu braço direito aqui, minha grande companheira em tudo! Sem a Mila não teríamos conquistado o que já conquistamos e tenho certeza que não teria enfrentado os obstáculos da vida”, declarou Lú.

Atualmente, Mila é responsável pelo vestuário feminino da loja. “O olhar dela sobre moda feminina é sensacional. Mila tem muito bom gosto e procura colocar na loja coleções para todos os tipos de mulher, sempre com muito estilo, elegância e personalidade”, explicou Lú.

Além de empresária, Mila também dedica seu tempo à família, principalmente no cuidado com os filhos. “Ela sempre foi uma super mãe: carinhosa, exigente, que sabe impor limites. Nossos ‘meninos’ são a vida dela... e a minha também!”, concluiu Lú.


PROMOÇÕES ESPECIAIS DE ANIVERSÁRIO NA LANOLU

Para festejar seus 25 anos junto aos clientes, a Lanolu realizará diversas promoções, entre elas do "Estoura Balão" (nas compras acima de R$ 100,00, o cliente estoura o balão e pode ganhar na hora descontos especiais e brindes). Além disso, a Lanolu sorteará três prêmios no valor de R$ 200,00 cada. Para concorrer, os clientes deverão preencher os cupons e torcer! Os sorteios serão promovidos no final deste mês de outubro


COLUNISTAS