sexta, 26 Abr , 2024
evidencia

ACRESCENTAR OU NÃO O SOBRENOME DO PARCEIRO (A) DEPOIS DO CASAMENTO?

há 6 anos

Entre as tantas perguntas antes de se casar, o que fazer com o seu sobrenome é uma das que perseguem as noivas. Isso porque no Brasil, a mulher tem a opção de não adotar o nome do parceiro numa boa e o mesmo vale com o marido, que também pode ou não adotar o sobrenome da esposa. 
A questão é uma decisão muito pessoal e que deve ser bastante discutida, pois apesar de ser uma tradição antiga, muitas pessoas estão optando por não usar por motivos que são, muitas vezes, positivos. 

Eis algumas dicas que devem ser consideradas:  

Tradicionalismo 

Se você dá importância para tradições, deve considerar essa como uma super tradição de casamento, que pode incomodá-la caso você opte por não colocar o sobrenome do seu marido. 

Burocracias 

Ao considerar colocar o nome do seu parceiro, você precisa saber que todos os seus documentos precisam ser alterados, é a lei! 

Opiniões 

Leve sempre a opinião do seu parceiro em consideração. Ele faz muita questão de que você tenha o nome dele? E você? O que pensa disso? Conversem e entrem em um acordo, mas não deixe de saber o que ele acha. Também tenha em mente que, se não optar pelo sobrenome, algumas pessoas podem achar estranho, já que, como dissemos, isso é uma tradição e muitos ainda não entendem. Ou seja, você pode receber opiniões e críticas negativas. 

Carreira 

Você já é reconhecida profissionalmente pelo seu nome completo?
Mudá-lo talvez acarrete em uma mudança significativa? Nesse caso, é importante pensar bem sobre como isso afetaria sua vida profissional. 

Filhos 

Na vida a dois, filho costuma ser um planejamento também e, por isso, o nome dos pais está presente. Portanto, pense no fato de perpetuar o seu sobrenome.  

Estética e sonoridade 

Parece bastante bobagem, mas pensar em como o nome do casal se encaixaria é muito válido. Afinal, todo mundo quer ter um sobrenome bonito, não é?  

E depois de tudo que disse acima, ainda há a possibilidade do noivo adotar o sobrenome da família da noiva. A diferença? Nenhuma. A burocracia e trâmites são os mesmos, porém ainda pouco usado no Brasil. Mas legalmente possível.

Pensar em todos esses detalhes faz com que você faça uma boa escolha.

E então, o que fazer? Cada um que faça sua escolha.


COLUNISTAS