sexta, 26 Abr , 2024
evidencia

O hit é quente!

há 1 ano

Temperaturas mais frias à vista! Sim, a época mais charmosa do ano se aproxima e com ela a busca por peças quentinhas e aconchegantes aumentam, sejam elas pensadas para uma determinada viagem ou para ficar mais atual e confortável.

A grande verdade é que o inverno tem o poder de mudar nosso olhar em relação à vestimenta. É como se saíssemos da mesmice e embarcássemos em uma temporada mais poética e glamourosa. Babados, camadas, volumes e outros detalhes charmosos são convocados para embelezar o visual. Não dizem que o frio deixa as pessoas mais elegantes?

Outro ponto que rouba a cena é a confirmação do sportwear, peças despojadas, soltinhas e que levantam a bandeira do conforto são o grande desejo do momento. Celebridades e it-girls são vistas constantemente brincando entre a seriedade de um cashmere misturados ao bom e velho calção de moletom e tênis. E olha que ainda não falamos sobre o hit do momento chamado Puffer Jacket (a tradicional jaqueta de gominhos repaginada).

Pillow Talk. 

Alguém aí falou em almofada? Não, definitivamente não estamos enlouquecendo, as peças almofadadas viraram referência.

Desde 2018 grifes importantes como Prada, Balenciaga e a queridinha Isabel Marant tem reforçado a tendência. Outras marcas até usam como inspiração casacos almofadados usados por exploradores nos Himalaias.

Acolchoados exagerados, metalizados e de cores fortes tem sido a maior febre entre os ditadores de tendência. Para aqueles que se arriscam em composições ousadas fica a dica: quanto mais extravagante, melhor.

Ainda em dúvida de como usá-los? Tudo é possível, do jeans ao salto alto. O que importa é tornar o casaco um elemento notável e de certo te garanto que isso acontecerá sem grandes esforços.

Curiosidade Fashion: 

A jaqueta foi criada por Eddie Bauer, um explorador norte-americano, em 1936, não por uma questão de estilo, mas por necessidade. Após quase morrer de hipotermia em uma viagem de pesca, ele forjou um casaco usando penas revestido por um tecido acolchoado e batizou sua criação de Skyliner (algo como Horizontina). Na sequência, em 1937, o designer Charles James lançou sua “jaqueta pneumática”, algo tão complexo de se produzir que o próprio James nunca achou que seria produzida em série. 

Historicamente nos anos 50 e 60, vimos o surgimento do casaco acolchoado em seda, apenas usado dentro de casa e que basicamente era um edredom com mangas, mas que ganhou as ruas começou a tornar-se popular sendo a primeira semente para os casacos de gominhos que vemos hoje. 

Os anos 70 despertaram o desejo de peças de roupa pensadas para mulheres trabalhadoras e a designer nova-iorquina Norma Kamali apresentou o seu casaco “Saco de Dormir” (o modelo original de 1973 é vendido ainda hoje), marcando o nascimento da reinterpretação moderna da Skyliner.

A versatilidade do puffer não se perdeu nas mãos dos seus seguidores mais recentes. Nos anos 90, os casacos criados por Moncler e Naf Naf aqueciam os ravers para que estes pudessem dançar ao ar livre durante toda a noite, e ofereciam o conforto necessário durante a viagem de regresso para casa. 

Quando o outono/inverno de 1999, Maison Margiela trouxe uma interpretação literal do volumoso casaco "edredom" e Alexander McQueen fez apliques de alta costura, sofisticando materiais. 

Assim, as jaquetas acolchoadas e de gominhos entraram diretamente para os livros de história, transformando-se numa espécie de Santo Graal para os amantes de peças vintage porque não importa a sua idade, elas sempre voltam em toda coleção de inverno. O que acharia Eddie Bauer (o inventor) de tudo isso? Nunca saberemos. Mas da próxima vez que puxar o fecho do casaco mais confortável deste mundo, ou der like em uma imagem de Kylie Jenner com uma puffer, pense em Bauer - aquele Bauer que, acidentalmente, mudou tudo que sabemos de moda inverno.  

 

Espero que tenham gostado! 

Beijo grande, 

Tati


COLUNISTAS