quinta, 25 Abr , 2024
evidencia

Dr. Roger Ibrahim Franchi Cury destaca suas áreas de atuação médica e fala do processo de emagrecimento com o Balão Intragástrico

há 2 anos

Amigos leitores. Para abrir a edição de fevereiro, a Evidência Revista destaca sua matéria especial de capa, que neste mês conta um pouco da história do médico Roger Ibrahim Franchi Cury. Ao longo da entrevista, ele destacou suas atuações na Medicina, entre elas Cirurgia Geral, Cirurgia por Vídeo, Endoscopia Digestiva e Colonoscopia. Ele detalhou ainda o procedimento utilizado para introdução do Balão Intragástrico – uma alternativa para pessoas com sobrepeso e que necessitam emagrecer para melhorar questões relacionadas à saúde e qualidade de vida.

Dr. Roger é rio-pardense e graduou-se em Medicina em 2002 pela Universidade do Oeste Paulista, com formação em Cirurgia Geral pelo Hospital Regional de Presidente Prudente (2007), pós-graduado em Medicina Intensiva pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira, além das formações em Videocirurgia e Endoscopia Digestiva.

O médico é membro adjunto do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC), membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Minimamente Invasiva e Robótica (SOBRACIL), membro filiado da Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP) e membro associado da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED).

Entre suas experiências profissionais, Dr. Roger trabalhou no Hospital Regional de Presidente Prudente como preceptor de Cirurgia Geral entre 2007 até 2011. Desde 2009 atua como preceptor de Videocirurgia do curso Videolap (Araçatuba).

Também como atribuições profissionais o médico trabalhou na UTI de São José do Rio Pardo e Mococa entre 2012 a 2020 e como Diretor Adjunto de Serviços Médicos e Auditor da Unimed Rio Pardo de 2016 a 2021.

 Ele retornou para São José do Rio Pardo em 2012 com a família, trabalhou na 1ª Turma do SAMU e também atende em consultório próprio, à rua Francisco Glicério, 1508, no Centro. 

Além disso, o médico realiza cirurgias na Unimed e Santa Casa de São José do Rio Pardo, no Hospital Regional de Divinolândia (CONDERG), na Santa Casa de Casa Branca, na Santa Casa de São Sebastião da Grama e atende na Clínica Dr. Saúde em São João da Boa Vista.

Amor e respeito à medicina

Durante a entrevista, Dr. Roger destacou a satisfação em voltar à sua cidade natal e poder exercer a Medicina, profissão que ama e respeita. “É uma alegria voltar à Rio Pardo, onde nasci, cresci, fiz e tenho muitos amigos. E agora também poder colaborar com a população por meio de minha profissão”.

Ele, que já atende em consultório próprio, destacou os serviços médicos realizados no espaço. “Atendo Cirurgia Geral há 15 anos, inclusive agora aqui em meu consultório, com realização de exames para elucidação diagnóstica.

O médico, também realiza    exames de Endoscopia Digestiva e Colonoscopia, bem como as cirurgias por meio da Videolaparoscopia.

“Foram anos de treinamento e sempre se especializando em Videolaparoscopia, que é o método mais moderno, seguro e menos invasivo para realização de algumas cirurgias, inclusive com recuperação mais rápida. Para se ter uma ideia, um paciente que passa por uma cirurgia convencional de hérnia inguinal ou vesícula biliar, por exemplo, fica afastado cerca de 60 dias. Já com a Cirurgia por Vídeo, essa recuperação cai para 15 dias”, explicou.
 

O sucesso do balão intragástrico

Entre os trabalhos que Dr. Roger desenvolve, um deles é a colocação do Balão Intragástrico, método que se transformou em uma excelente alternativa para quem busca perder peso, principalmente pessoas obesas ou com sobrepeso.

“O Balão intragástrico é uma prótese de silicone colocada dentro do estômago através da endoscopia, cujo procedimento leva em média 20 minutos”. O balão pode ter a duração de seis meses ou um ano. Após esse período, o balão é retirado através de outro exame de endoscopia, sem a necessidade de internação ou procedimento cirúrgico.

O médico explicou que a indicação do balão intragástrico deve ser realizada em conjunto com médico, nutricionista e psicólogo. “São aptas a colocar o balão pessoas que possuem o IMC (índice de massa corporal) entre 27 e 35, ou seja, que possuem sobrepeso ou são obesas, justamente para perder o peso excedente e também como um preparo para uma futura Cirurgia Bariátrica.

Porém, para se colocar o Balão Intragástrico é necessário inicialmente passar por consulta médica para verificar se realmente será uma boa indicação. A função do balão intragástrico, conforme explicou Dr. Roger é dificultar que a comida saia do estômago rapidamente e isso vai facilitar o seguimento de uma dieta com menor volume e menos calorias.

“Vale observar que o balão intragástrico, como já dissemos, não é definitivo. Por isso é muito importante que, além de um nutricionista para reeducação alimentar, o paciente que queira se submeter ou já se submeteu ao método faça um acompanhamento psicológico.

De acordo com o médico, a perda de peso média do balão intragástrico é de 20% do peso inicial e que pessoas que fazem atividades físicas e seguem melhor os protocolos de dieta vão perder mais peso do que aqueles que não o fazem.

E será que durante o uso do balão intragástrico o paciente terá alguns problemas ou efeitos colaterais?

“Durante o uso do balão intragástrico, principalmente nos primeiros dias, podem ocorrer arrotos, azia, refluxos, cólicas, náuseas e sensação de empanzinamento, e tudo isso pode estar relacionado ao que comeu, ao quanto comeu e a adaptação do balão. O nutricionista poderá ajudar neste sentido, podendo orientar o volume dos alimentos.

É comum o paciente comer em excesso quando se coloca o balão, pois a quantidade de comida a ser ingerida é muito menor do que você estava acostumado antes, mesmo quando seguia uma dieta - a quantidade de alimentos que o paciente vai ingerir após a colocação do balão é muito pequena - por isso a perda de peso tão rápida.

Continuar magro após a retirada do balão intragástrico? Será ou não possível?

“Como destacamos, o tratamento de balão intragástrico dura de 6 a 12 meses, mas após a retirada é importante continuar a orientação junto a um nutricionista. O paciente, durante um período irá se alimentar de forma menor com grande saciedade. Essas regras alimentares é que deveriam permanecer quando fosse realizada a retirada do balão intragástrico. A orientação é também fazer uma autoanalise (anote como é seu dia antes da colocação – e tente junto com o nutricionista encontrar onde está o erro, assim ficará mais claro as mudanças que terá que fazer).

Embora não seja um método definitivo à perda de peso, Dr. Roger contou da satisfação em poder ajudar pacientes com sobrepeso a emagrecerem por meio do Balão Intragástrico. “Quando começam a perder peso a qualidade de vida destes pacientes muda completamente. Tudo melhora: a disposição, obviamente os níveis de colesterol, triglicérides, melhora das doenças articulares e a autoestima. Junto à perda de peso vem também um certo incentivo à atividade física, que pode ser praticada após 15 dias do procedimento. Enfim, é uma grande mudança, que deve ser previamente avaliada, mas que vale muito a pena para quem realmente quiser perder peso e ganhar qualidade de vida”, concluiu.

CONTEÚDOS RELEVANTES: O QUE VEM POR AÍ!

Nos próximos meses, você, leitor, acompanhará uma série de temas, que serão abordados pelo Dr. Roger acerca de suas áreas de atuação na Medicina.
O médico abordará as cirurgias em videolaparoscopia, principalmente em procedimentos de hérnias abdominais, na virilha, bem como as de vesícula, destacando as vantagens da laparoscopia, que é um procedimento menos invasivo, mais seguro e que a recuperação no pós operatório ocorre em menos tempo.
Dr. Roger falará ainda sobre endoscopia, Colonoscopia e Coloproctologia, suas demais áreas de atuação, sempre explicando os assuntos de forma simples.
O Balão Intragástrico também será tema de muitas matérias, onde Dr. Roger ressaltará os benefícios deste tipo de procedimento, além dos cuidados antes, durante e após a retirada do Balão.
Importante observar que além dessas áreas de atuação, Dr. Roger é Cirurgião Geral, atendendo em seu consultório para realização de anamnese, que é o primeiro contato com o paciente.

 

Cirurgia Geral • Videolaparoscopia • Endoscopia Digestiva • Balão Intragástrico • CRM 108771

Instagram @rogeribrahimfranchicury

Telefone (19) 3684-2121

Rua Francisco Glicério, 1508 - São José do Rio Pardo

 


COLUNISTAS