sexta, 19 Abr , 2024
evidencia

Conheça o STREP A TEST (e saiba se aquela dor de garganta precisa de antibiótico)

há 2 anos

Está com dor de garganta? Pode ser amigdalite, faringite, laringite, refluxo, resfriado, alergia e até covid 19! São várias as causas e mesmo para o médico a diferenciação entre elas nem sempre é fácil. A maioria dos casos não deve ser tratada com antibiótico pois não é provocada por bactérias, mas em outros casos o uso de antibiótico é indispensável para prevenir a Febre Reumática (conhecida também como Reumatismo Infeccioso).

A Febre Reumática começa como uma dor de garganta comum provocada por um grupo de bactérias chamado STREPTOCOCOS DO GRUPO A e, após algumas semanas, o paciente apresenta uma reação inflamatória crônica com dor nas articulações, febre, fadiga, inflamação nos vasos sanguíneos e coração podendo durar anos e deixar sequelas. O médico não pode prescrever antibiótico para toda dor de garganta pois além dos efeitos colaterais e risco de induzir resistência bacteriana a grande maioria dos pacientes simplesmente não precisa. Mas ao mesmo tempo não pode deixar de dar antibiótico para as dores de garganta provocadas pelas bactérias causadoras de Febre Reumática.

Para ajudar nessa decisão temos a disposição o STREP A TEST, um exame realizado no momento da consulta em que o médico utiliza um swab (semelhante a um cotonete) para coletar amostra da garganta. O resultado fica pronto em 5 minutos e acusa, com 94% de sensibilidade, a presença de bactéria Streptococos do Grupo A.  Assim médico e paciente ficam mais seguros quanto ao tratamento adequado da dor de garganta e a prevenção de Febre Reumática.

O Strep A Test é realizado na Prima Centro Clínico apenas com indicação médica;)

 

PRIMA CENTRO CLÍNICO - DR. RAFAEL FELICI DE SOUZA


COLUNISTAS